O léxico especializado na construção dos temas da Redação do ENEM
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-7202Mots-clés :
Tema, Termos, Redação do EnemRésumé
Este estudo objetiva investigar a presença do léxico especializado (LE) nas construções dos temas propostos para o desenvolvimento da redação do ENEM, considerando as possíveis delimitações apresentadas pelos textos de apoio em referência à terminologia utilizada. Assim, o trabalho toma por base os preceitos teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) e, como corpus de análise, contempla três propostas de redação do ENEM, de diferentes temáticas, correspondentes aos anos de 1999, 2009 e 2020, cuja leitura preliminar nos possibilitou a verificação da presença do léxico de especialidade em suas composições. Os resultados indicam que, uma vez utilizados na formulação dos temas, os termos, pertencentes a diferentes áreas do conhecimento, são mobilizados, por uma questão linguístico-pragmática dos enunciados temáticos, para a redação e retomados, por meio dos textos de apoio, levando-nos a crer que seus produtores: (i) preveem as possíveis dificuldades interpretativas, por parte do público-alvo, ao se deparar com tais terminologias e, consequentemente, pelo provável déficit de leitura que caracteriza uma parcela dos participantes; e (ii) promovem a acessibilidade textual, o que poderá resultar em menos dificuldades na tessitura da redação solicitada pelo Exame aos seus interlocutores. Diante desses dados, os estudos instigam a continuidade desta investigação, já que a acessibilidade textual ainda se configura em uma temática que necessita de aprofundamentos, considerando, sobretudo, o contexto de formação do aluno na Educação Básica.
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