O léxico especializado na construção dos temas da Redação do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-7202Palabras clave:
Tema, Termos, Redação do EnemResumen
Este estudo objetiva investigar a presença do léxico especializado (LE) nas construções dos temas propostos para o desenvolvimento da redação do ENEM, considerando as possíveis delimitações apresentadas pelos textos de apoio em referência à terminologia utilizada. Assim, o trabalho toma por base os preceitos teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) e, como corpus de análise, contempla três propostas de redação do ENEM, de diferentes temáticas, correspondentes aos anos de 1999, 2009 e 2020, cuja leitura preliminar nos possibilitou a verificação da presença do léxico de especialidade em suas composições. Os resultados indicam que, uma vez utilizados na formulação dos temas, os termos, pertencentes a diferentes áreas do conhecimento, são mobilizados, por uma questão linguístico-pragmática dos enunciados temáticos, para a redação e retomados, por meio dos textos de apoio, levando-nos a crer que seus produtores: (i) preveem as possíveis dificuldades interpretativas, por parte do público-alvo, ao se deparar com tais terminologias e, consequentemente, pelo provável déficit de leitura que caracteriza uma parcela dos participantes; e (ii) promovem a acessibilidade textual, o que poderá resultar em menos dificuldades na tessitura da redação solicitada pelo Exame aos seus interlocutores. Diante desses dados, os estudos instigam a continuidade desta investigação, já que a acessibilidade textual ainda se configura em uma temática que necessita de aprofundamentos, considerando, sobretudo, o contexto de formação do aluno na Educação Básica.
Descargas
Citas
ALDAIR NETO, A. Redação em três tempos: fácil, rápido, descomplicado. São Paulo: Recanto das Letras, 2016.
BIDERMAN, M. T. C. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA, A. M. P; ISQUERDO, A. N. As ciência do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. V. I. Campo Grande, MS; ed. UFMS, 2001. p. 13-22.
CABRÉ, M. T. La Terminologia: representación y comunicación. Barcelona: IULA/Universitat Pompeu Fabra, 1999. DOI: https://doi.org/10.1075/tlrp.1
ENEM 1999. Exame Nacional do Ensino Médio. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/1999/1999_amarela.pdf. Acesso em: 12 de jul. 2021.
ENEM 2009. Exame Nacional do Ensino Médio. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2009/dia2_caderno8_rosa.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
ENEM 2020. Exame Nacional do Ensino Médio. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2020_PV_impresso_D1_CD1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
FINATTO, M. J. B.: MOTTA, E. Terminologia e acessibilidade: novas demandas e frentes de pesquisa. Revista Gtlex. Uberlândia, v.2, n. 2. 2017. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/44063. Acesso em: 12 jul. 2021.
FINATTO, M. J. B.; EVERS, A.; STEFANI, M. Letramento científico e simplificação textual: o papel do tradutor no acesso ao conhecimento científico. Revista Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p.135-158, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25328. Acesso em: 12 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148525328
HOUAISS, A.; VILAR, M. S, Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KRIEGER, M. G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.
LIMA, E. P de. Abordagens terminológicas nas veredas teóricas da argumentação: uma investigação sob a perspectiva da variação denominativa. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2017.
LIMA, E. P; SANTIAGO, M. S. Critérios para o reconhecimento do repertório terminológico das teorias da argumentação. Revista Saridh, n 1, v 1. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17901. Acesso em: 12 jul. 2021.
MACIEL, A. M. B. Para o reconhecimento da especificidade do termo jurídico. 2019. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2001.
MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
REY, A. A terminologia entre a experiência da realidade e o comando dos signos. In: ISQUERDO, A. N; ALVES, I. M. (Orgs). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. V.III. Campo grande, MS; São Paulo: Humanitas, 2007. p. 323-340.
SOUZA LARA, M. Variação das Unidades Fraseoterminológicas da Culinária entre Português Brasileiro e Português Europeu. 2014. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências Sociais e Humana, Universidade Nova de Lisboa, 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Antonio Aldair Neto, Edmar Peixoto de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).