Um estudo identitário de universitárias intercambistas sob uma perspectiva educacional-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5180

Palavras-chave:

Intercâmbio, Identidade docente, Formação de professores

Resumo

Tendo em vista a crescente necessidade estratégica de internacionalização das universidades, um estudo sobre os efeitos dessa ação para os intercambistas é importante para que se possa compreender e avaliar o processo. Uma vez que poucos estudos tematizam a questão, a presente pesquisa tem por objetivo analisar de forma crítica e reflexiva, sob um viés identitário, os possíveis efeitos de intercâmbio na formação de estudantes de Letras e colaborar para compreender a relevância da experiência internacional na formação identitária. Para tanto, o estudo adota uma abordagem metodológica de cunho qualitativo. É um estudo de caso, em que a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada e questionários a quatro intercambistas. A partir dos dados coletados, realizou-se uma categorização dos dados para possibilitar uma análise interpretativista. Para fundamentar a análise, nos apoiamos principalmente nos estudos sobre identidade e contextos culturais, principalmente à luz de Hall (2006), Block (2009) e Barkhuizen (2017), e sobre identidade e aprendizagem de línguas, com base em Norton (2013) e Kramsch (2013). Com o objetivo de pesquisa, base teórica e metodologia delineada, os resultados da análise dos dados mostraram, principalmente, que as estudantes passaram por transformações identitárias que as levaram a refletir sobre as diferenças nos relacionamentos interpessoais acadêmicos, o formato de ensino, os novos caminhos profissionais e a necessidade de fomento e divulgação de programas de intercâmbio.

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Biografia do Autor

Amanda Cristina dos Santos Reis, Instituto Presbiteriano Gammon - IPG

Graduada em Letras - Português e Inglês e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Possui formação complementar na Universidade de Uppsala - Suécia. Tem experiência e interesse de pesquisa em Educação, com ênfase em Linguística Aplicada e Formação de Professores. Já atuou como professora de Português na rede pública de ensino. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Redação no Instituto Presbiteriano Gammon.

Tania Regina de Souza Romero, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Associada no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidade Docente e Linguística Sistêmico-Funcional.

Referências

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

REIS, A. C. dos S.; ROMERO, T. R. de S. Um estudo identitário de universitárias intercambistas sob uma perspectiva educacional-cultural. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 94–113, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5180. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5180. Acesso em: 18 abr. 2024.