Sequência Didática do gênero anúncio publicitário
Uma abordagem enunciativo-discursiva
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4065Mots-clés :
Sequências didáticas, Ensino, Anúncio publicitárioRésumé
Este artigo é fruto de experiência em uma escola privada, no município de Parnaíba-PI, em turmas de alunos de 8º ano do Ensino Fundamental. Temos como objetivo relatar uma experiência com sequência didática no ensino de Língua Portuguesa, a partir do gênero discursivo anúncio publicitário. Analisamos uma sequência didática que teve como fio norteador das atividades um texto retirado de livro didático e quatro textos produzidos pelos alunos. O relato das atividades está ancorado tanto na teoria dialógica quanto em modelos de sequências didáticas voltadas para o ensino de gêneros discursivos. Utilizamos como principais autores: Bakhtin (2003[1979]), (2015[1934-1936]), Schneuwly, Dolz (2004), Lopes-Rossi (2015), Rojo (2013). Dentre outros resultados, destacamos o fato de o trabalho com a sequência didática permitir ao aluno conhecer a função social do gênero textual e seus aspectos composicionais, temáticos e estilísticos, e ainda, destacamos o envolvimento dos alunos nas atividades, por serem sequenciadas, planejadas, colaborativas e conectadas com práticas de leitura e de escrita de textos reais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).