Contribuições da Sociolinguística para o Ensino de Língua Portuguesa

Entre Normas, Variação e Ensino

Autores

  • Fábio Fernandes Torres
  • Izabel Larissa Lucena Silva

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2944

Palavras-chave:

português do Brasil, sociolinguística, ensino

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil tem passado por mudanças graduais, com a universalização da educação básica, as contribuições da linguística moderna e inserção do livro didático nas escolas públicas. Contudo, essas mudanças ainda não foram suficientes para garantir uma abordagem que reconheça a língua como uma realidade heterogênea, cultivando-se, em sala de aula, a ideia da norma padrão como única realidade linguística possível. Este artigo tem por objetivo discutir, a partir da formação histórica do português brasileiro (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), as contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), e propor atividades para o tratatamento da variação que leve ao reconhecimento e consciência da diversidade linguística.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

TORRES, F. F.; SILVA, I. L. L. Contribuições da Sociolinguística para o Ensino de Língua Portuguesa: Entre Normas, Variação e Ensino. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 154–171, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2944. Acesso em: 30 abr. 2024.