GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA ORALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palabras clave:
Gêneros textuais, ensino da oralidade, análise de livros didáticosResumen
Neste trabalho, pretendemos analisar como os livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º ano da educação básica (EB) têm abordado o ensino da oralidade. Os pressupostos teóricos foram baseados em Antunes (2003), Cardoso (1999), Fávero (2003), Marcuschi (1997) e (2003), Pretti (1999), Ramos (1997) e Rojo (2000) e (2003). Foram analisados, então, três livros didáticos da EB que foram utilizados no ano de 2012 em escolas municipais de Teresina. Resultados apontam para a existência de um esforço por parte dos autores de livros didáticos em abordar a oralidade, embora eles não sejam suficientes para dar conta da complexidade dessa modalidade da língua.
Descargas
Citas
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. 144p.
______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. 2. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. 106p.
______. Ministério da Educação. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2002, v. 2. 256p.
______. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: EJA. Brasília: MEC/SECAD, 2010a. 293p.
______. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2010b. 152p.
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha V. de Oliveira; AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Concepções de língua falada nos manuais de português de 1º e 2º graus: uma visão crítica. In: Trabalhos de linguística aplicada. Campinas, SP (30): 39-79, Jul/ Dez, 1997.
______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003MASSAGÃO, Vera Maria (coord.). Proposta curricular para educação de jovens e adultos – 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa, Brasília, MEC, 2001. 239p.
PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. [et al.]. Para viver juntos: português, 8º ano: ensino fundamental. 1. ed. rev. São Paulo: Edições SM, 2009.
RAMOS, Jânia. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN´s. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
______; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. (Orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth G. de Oliveira; MARCHETTI, Greta Nascimento. EJA 8º ano. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2009. v.3. (Coleção Tempo de Aprender).
TERRA, Ernani; CAVALLETE, Floriana Toscano. Projeto Radix: português, 8º ano. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Luna Karoline Sousa Rocha, Bárbara Olímpia Ramos de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).