GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA ORALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Keywords:
Gêneros textuais, ensino da oralidade, análise de livros didáticosAbstract
Neste trabalho, pretendemos analisar como os livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º ano da educação básica (EB) têm abordado o ensino da oralidade. Os pressupostos teóricos foram baseados em Antunes (2003), Cardoso (1999), Fávero (2003), Marcuschi (1997) e (2003), Pretti (1999), Ramos (1997) e Rojo (2000) e (2003). Foram analisados, então, três livros didáticos da EB que foram utilizados no ano de 2012 em escolas municipais de Teresina. Resultados apontam para a existência de um esforço por parte dos autores de livros didáticos em abordar a oralidade, embora eles não sejam suficientes para dar conta da complexidade dessa modalidade da língua.
Downloads
References
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. 144p.
______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. 2. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. 106p.
______. Ministério da Educação. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2002, v. 2. 256p.
______. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: EJA. Brasília: MEC/SECAD, 2010a. 293p.
______. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2010b. 152p.
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha V. de Oliveira; AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Concepções de língua falada nos manuais de português de 1º e 2º graus: uma visão crítica. In: Trabalhos de linguística aplicada. Campinas, SP (30): 39-79, Jul/ Dez, 1997.
______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003MASSAGÃO, Vera Maria (coord.). Proposta curricular para educação de jovens e adultos – 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa, Brasília, MEC, 2001. 239p.
PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. [et al.]. Para viver juntos: português, 8º ano: ensino fundamental. 1. ed. rev. São Paulo: Edições SM, 2009.
RAMOS, Jânia. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN´s. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
______; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. (Orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth G. de Oliveira; MARCHETTI, Greta Nascimento. EJA 8º ano. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2009. v.3. (Coleção Tempo de Aprender).
TERRA, Ernani; CAVALLETE, Floriana Toscano. Projeto Radix: português, 8º ano. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Luna Karoline Sousa Rocha, Bárbara Olímpia Ramos de Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).