LEVANTAMENTO DE PALAVRAS-CHAVE DA SEÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL DO TOEFL: O USO DE CORPORA NA ÁREA DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS
Keywords:
Corpora, Compreensão Oral, IFA, Testagem, TOEFLAbstract
O presente artigo teve como objetivo analisar um pequeno corpus compilado a partir da seção de compreensão oral do TOEFL - Test of English as a Foreign Language, e, posteriormente, comparar a frequência e chavicidade das palavras com o corpus MICASE – Michigan Corpus of Academic Spoken English, e o BASE – British Academic Spoken English. Dessa maneira, o artigo visou elencar uma lista das palavras-chave que poderão servir de base para criação de material didático preparatório para o teste. O estudo tem como referencial teórico as discussões sobre inglês para fins acadêmicos – IFA (ROBINSON, 1991; JORDAN, 1997 e GOH, 2012); testagem (MCNAMARA, 2009, 2000; FULCHER, 1999 e DOUGLAS, 2005, 2000) e uso de corpora no ensino de língua estrangeira – LE (FLOWERDEW, 2001; MCENERY; XIAO, 2011). Os resultados indicam uma lista de palavras relativamente mais frequentes em palestras acadêmicas da área de Ciências Biológicas, desta forma, as mesmas servem de possíveis recursos para o ensino de IFA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana, Luciano Franco da Silva, Mileni Bertholini Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).