IA e novas mediações

formação crítica de estudantes de jornalismo para produções multimodais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13224

Palabras clave:

inteligência artificial, multimodalidade, jornalismo, mediação, ensino superior

Resumen

A proposta deste artigo é refletir sobre a formação universitária contemporânea de jornalistas, a partir da produção multimodal de textos informativos em um cenário permeado pela presença de modelos e ferramentas de inteligência artificial (IA). Trabalhamos com o conceito de multimodalidade de Kress (2003) e somamos as reflexões de Ribeiro (2016) sobre produções multimodais, que já são muito presentes – com tendência de aumento no número desses produtos – no cotidiano dos conteúdos jornalísticos produzidos e consumidos. Para alcançar esse objetivo, analisamos os Planos Pedagógicos (PPCs) – documentos norteadores para o curso superior, elaborados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação – de cursos de jornalismo de duas universidades de Minas Gerais, sendo uma privada e uma pública. A partir desses documentos, ambos de 2023, são feitos apontamentos de desafios e  oportunidades da inserção de temas relacionados à IA, de forma a oferecer uma formação técnica e ética que possibilite uma atuação dos egressos no mercado profissional que se (re)configura.

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Biografía del autor/a

Luana Teixeira de Souza Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas)

Doutora e mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. É jornalista graduada pela PUC Minas e tem licenciatura em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas na área de Edição e Tecnologia, Comunicação Digital, Desinformação, Plataformização do Texto, Linguística Textual. É pesquisadora no INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Leciona nos cursos de pós-graduação em Criação Publicitária e Produção Audiovisual; Produção em Jornalismo Digital; Comunicação Estratégica nas Organizações; Estratégias de Alta Performance em Comunicação Digital do IEC PUC Minas e PUC Minas Virtual. 

Eliziane Cristina da Silva Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG)

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Pesquisadora do Grupo EPEJA - Estudos de Poéticas, Edições, Jogos e Artes (CEFET-MG).

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Publicado

2024-10-09

Cómo citar

CRUZ, L. T. de S.; OLIVEIRA, E. C. da S. IA e novas mediações : formação crítica de estudantes de jornalismo para produções multimodais . Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 131–155, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13224. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13224. Acesso em: 24 nov. 2024.