Intercâmbio e internacionalização sob lentes do Sul Global
Aprendizagem de espanhol e outros saberes
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8372Palabras clave:
Internacionalização, Intercâmbio, Língua espanhola, Aprendizagens diversas, Ensino superiorResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de narrativas autobiográficas referentes a experiências de intercâmbios vividas por duas professoras-pesquisadoras no doutorado em uma universidade da Espanha no âmbito da aprendizagem e apropriação da língua espanhola e outros saberes. Neste sentido, o planejamento e a execução deste trabalho se deram, inicialmente, no diálogo das pesquisadoras sobre internacionalização, através de um minicurso, com estudantes vinculados à licenciatura em Letras - Língua Espanhola, e durante uma mesa-redonda em uma Semana Universitária, com alunos de diferentes cursos e instituições de ensino, além do público externo em geral, durante o ano de 2021. Para fomentar o registro desses diálogos e a realização deste estudo, utilizamos a metodologia de narrativas autobiográficas, de caráter informativo-descritivo, para coletar os relatos das experiências internacionais por meio dos diários de campo das duas professoras-pesquisadoras em questão, abordando as dimensões de ingresso e permanência na formação doutoral no exterior. Os resultados da pesquisa indicam, entre outros aspectos, que o financiamento da formação acadêmica no exterior é uma dimensão importante, pois interfere em diferentes sentidos, em particular, na escolha do destino, sobretudo para acadêmicos de baixa renda. Além disso, as narrativas de estudantes do Sul Global remetem a aprendizagens distintas durante o intercâmbio (língua estrangeira, currículo, história, geografia, cultura etc.), bem como constituem-se em ponto de referência para análises de políticas públicas e práticas de internacionalização.
Descargas
Citas
ANDRADE, D. W. de; SEIDE, M. S. Língua e cultura no ensino de espanhol como língua estrangeira: um estudo de caso com duas professoras do ensino público do oeste paranaense. Entreletras, Araguaína-TO, v. 7, n. 1, jan/jun. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2244/pdf. Acesso em: 11 maio 2022.
BONDÍA J. L. Notas sobre narrativa e identidade. In: ABRAHÃO, M. H. M. (org.). A aventura (auto)biográfica: teoria & empiria. Porto Alegre: EDPUCRS, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2244/pdf. Acesso em: 30 maio 2022.
BRASIL. Guia para Aceleração da Internacionalização Institucional: Pós-Graduação Stricto Sensu. CAPES. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23122020_Guia_para_Acelerao_da_Internacionalizao_Institucional.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.
CARVALHO; T. L. SILVA; J. S. S. (No prelo). Intercâmbio e internacionalização de estudos Brasil-Espanha: relatos de experiências na UERN. In: SILVA, M. J. F.; MESQUITA NETO; J. R. Extensão e ensino de espanhol: ações do NECLE em tempos de pandemia. Mossoró: EDUERN.
DICIONÁRIO OXFORD LANGUAGES. Significado da palavra “intercâmbio”. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em: 20 maio 2021.
FADANELLI, S. B.; SILVA, M. V. S. da. A Construção de Habilidades de Aquisição de Vocabulário na Escrita Acadêmica em Inglês com o auxílio da Linguística de Corpus: A Iniciativa do UCS Writing Center. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 155-170, 2022.
IBGE. Dados sobre a situação de renda dos brasileiros. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 maio 2021.
MORAES M. C. B.; LEAL, F. G. Globalização, (De)Colonialidade e (Contra)Hegemonia no contexto da Internacionalização da Educação Superior: O Grito Surdo da Academia. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 27, n. 2, p. 313-342. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.316.103166. Acesso em: 25 maio 2022.
ONU. Declaração de Salamanca. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
PINTO, P. T.; GARCIA, D. N. M.; SANTOS, D. C. Ações de internacionalização para o ensino e a pesquisa na área de línguas. Fórum linguístico, v. 18, n. 1, p. 5618-5630, 2021.
SILVA, K. A. da.; XAVIER, R. P. Um panorama da internacionalização da educação superior na área do ensino de línguas adicionais e da pesquisa no Brasil. Fórum Linguístico, Florianópolis - SC, v. 18 n. 1, jan/mar, 2021.
VENTURA, L.; CRUZ, D. M. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 19, n. 60, p. 426-446, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/23455. Acesso em: 30 maio 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tatiana Lourenço de Carvalho, Jackeline Susann Souza da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).