Internacionalização na Unioeste
Uma análise da proficiência em Língua Inglesa da universidade
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8366Palabras clave:
Internacionalização, Língua inglesa, proficiência em línguas, UnioesteResumen
A presente pesquisa tem como tema a análise do nível de proficiência em Língua Inglesa da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a partir dos resultados nos exames TOEFL ITP, aplicados entre 2013 e 2018, período em que o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) realizou esse tipo de atividade. Objetiva-se examinar de que modo docentes, discentes e funcionários da universidade compreendem a considerada língua franca da atualidade, que, também, assume papel fundamental na internacionalização do ensino superior. Esse processo tem sido fortalecido por iniciativas governamentais, como, por exemplo, a implementação de programas de ensino de línguas em todo país, visando a capacitar as instituições de ensino superior para situações internacionais. A Unioeste, frente a essa realidade, tem buscado intensificar seu processo de internacionalização e necessita, entre as mais variadas ações, que se verifique a proficiência em línguas. Para tanto, foram quantificados e interpretados os resultados no teste já mencionado, fornecido pelo IsF à sua coordenação geral do Núcleo de Línguas (NucLi), da Unioeste, na forma de relatórios que indicam o desempenho da instituição. Desse modo, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa. O estudo, por fim, tem como aporte teórico as contribuições feitas por autores como Crystal (2003), Jenkins (2014), British Council (2018), Abreu-e-Lima et al. (2016), entre outros. A partir dos resultados, nota-se um longo caminho quanto à proficiência em inglês na universidade, que apresenta, em sua maioria, pontuações de nível B1 e A2.
Descargas
Citas
ABREU-E-LIMA et al. O programa inglês sem fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; MORAES FILHO, Waldenor Barros. Do inglês sem fronteiras ao Idiomas Sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: UFMG, 2016. p. 19-47.
ANDIFES. Resolução do conselho pleno da ANDIFES nº 1/2019. Cria estrutura da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), a da rede nacional de especialistas em língua estrangeira – Idiomas sem fronteiras, denominada Rede ANDIFES IsF. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Resolucao-Conselho-Pleno-01_2019.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.
BESSA, Eliana. Dados do TOEFL ITP p/ trabalho de conclusão de curso de uma bolsista IsF/Inglês – Unioeste. [mensagem pessoal] Mensagem recebida em: 16 jun. 2018.
BRASIL, Secretaria de Educação Superior. Idiomas sem fronteiras: relatório de gestão do Programa Idiomas sem Fronteiras Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014.
BRITISH COUNCIL. Universidades para o mundo: desafios e oportunidades para a internacionalização. São Paulo, SP: British Council, 2018.
CAMBRIDGE. Common european framework of reference for languages: learning, teaching, assessment. Cambridge, CA: Cabridge University Press, 2001.
CRYSTAL, David. English as a Global Language. New York: Cambridge University Press, 2003.
DOWLE, Martin. Internacionalizar em busca da excelência. In: BRITISH COUNCIL. Universidades para o mundo: desafios e oportunidades para a internacionalização. São Paulo, SP: British Council, 2018. p. 6-7.
ETS. TOEFL ITP assessment series: practice tests. Princeton, NJ: Educational Testing Service, 2010.
FINARDI, Kyria Rebeca; PORCINO, Maria Carolina. O papel do inglês na formação e na internacionalização da educação no Brasil. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 14, n. 1, p. 109-134, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1391/1227. Acesso em: 19 maio 2022.
JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca in the international university: the politics of academic English language policy. Abingdon, UK: Routledge, 2014.
MASTERTEST. Pdf de treinamento. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida em: 10 nov. 2017.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola, 2014.
PARANÁ. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Edital nº 010/2018 – Unioeste. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arquivos/proex/servicos/semfronteiras/numape/Edital010.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.
RIOS, Eliane Segati. O Paraná Fala Idiomas: um programa estratégico da superintendência geral da ciência, tecnologia e ensino superior. In: RIOS, Eliane Segati; NOVELLI, Josemayre; CALVO, Luciana Cabrini Simões (Org.). Paraná Fala Idiomas – Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de estado. Campinas, SP: Pontes, 2021.
SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; MORAES FILHO, Waldenor Barros (Org.). Apresentação. In: SARMENTO; ABREU-E-LIMA; MORAES FILHO. Do inglês sem fronteiras ao Idiomas Sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: UFMG, 2016. p. 11-19.
STALLIVIERI, Luciane. Understanding of the internationalization of higher education. Revista de Educação do Cogeime, Belo Horizonte, n. 50. p. 27-47, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/699. Acesso em: 19 maio 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Edital nº 045/2021. Edital para seleção de candidatos para mobilidade virtual internacional "jumelage" com a Université du Québec à Montréal. Jacarezinho, PR: UENP, 2021. Disponível em: https://www2.uepg.br/eri/wp-content/uploads/sites/52/2021/05/SELECAO-DE-CANDIDATOS-PARA-MOBILIDADE-VIRTUAL-COM-A-UNIVERSITE-DU-QUEBEC-A-MONTREAL.docx-1.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. 11 alunos da Unioeste são selecionados para mobilidade virtual com o Canadá. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/utilidades/prestacao-de-contas/833-proex/o-parana-fala-ingles/53682-noticias-parana-fala-ingles. Acesso em: 19 maio 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Unioeste conquista posição 301+ em ranking mundial. Cascavel, PR: [s.n.], 2019. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/central-de-noticias/33-anteriores-central-de-noticias/47192-unioeste-conquista-posicao-301-em-ranking-mundial. Acesso em: 19 maio 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação ARI. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/ari/inicio. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: Programa de línguas (PROL). Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/prol-programa-de-linguas. Acesso em: 19 maio 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Idiomas sem fronteiras. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/ari/isf-idiomas-sem-fronteiras. Acesso em: 19 mai. 2022.
VESTIBULAR UNIOESTE. Vídeo Institucional sobre a Unioeste (Português). 2017. (2m28s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y99pcFuSAs4. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. A Unioeste. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/inicio/sobre/a-unioeste. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: Paraná fala espanhol. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/parana-fala-idiomas/parana-fala-espanhol/885-proex/parana-fala-espanhol. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: Paraná fala francês. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/parana-fala-idiomas/parana-fala-frances#:~:text=O%20Paran%C3%A1%20Fala%20Franc%C3%AAs%20ou,universidades%20estaduais%20com%20a%20SETI. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: PROLÍNGUAS. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/prolinguas-programa-de-ensino-de-linguas/854-proex/centro-de-idiomas/prolinguas/58375-programacao-geral. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Conheça o CELTO. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/celto-centro-de-ensino-de-linguas-too/conheca-o-celto. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Conheça o programa Paraná fala inglês. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/parana-fala-ingles/apresentacao. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Mobilidade discente. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/ari/mobilidade/mobilidade-discente. Acesso em: 05 ago. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Programa de Ensino de Línguas. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/pel-programa-de-ensino-de-linguas/386-proex/programas-institucionais/pel/55879-historico. Acesso em: 05 ago. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Andressa Caroline Flamia Boveto, Larissa Giordani Schmitt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).