Acesso lexical em língua minoritária

A seleção de palavras escritas em hunsriqueano e pomerano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7371

Palabras clave:

Acesso lexical, Metodologia, Leitura, Hunsriqueano, Pomerano

Resumen

Estudos sobre acesso lexical têm priorizado línguas majoritárias em detrimento das línguas minoritárias. Porém, as comunidades de falantes de língua minoritária, como o hunsriqueano e o pomerano, demonstram um interesse cada vez maior em ler e escrever em uma de suas línguas maternas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir questões metodológicas envolvidas na seleção de palavras escritas em hunsriqueano e pomerano para uma tarefa de decisão lexical. Com esse experimento, investigamos o acesso a palavras escritas em língua minoritária. Este estudo discute as especificidades da seleção de estímulos psicolinguísticos em duas línguas minoritárias, considerando principalmente a falta de materiais escritos e de padronização, as diferenças entre ambas as línguas e as semelhanças com a língua alemã. A contribuição deste estudo evidencia a importância de pesquisas que envolvam línguas minoritárias, a fim de cooperar nas necessidades dos falantes, favorecendo, assim, a manutenção das línguas minoritárias.

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Biografía del autor/a

Lisandro Völz, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduando em Letras - Português e Alemão na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS; bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e membro do Laboratório de Psicolinguística, Línguas Minoritárias e Multilinguismo (Laplimm).

Bernardo Kolling Limberger, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor do curso de Letras - Português e Alemão e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Laplimm.

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Publicado

2022-03-11

Cómo citar

VÖLZ, L.; LIMBERGER, B. K. . Acesso lexical em língua minoritária: A seleção de palavras escritas em hunsriqueano e pomerano. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 117–133, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-13-7371. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/7371. Acesso em: 24 nov. 2024.