Entre o público e o privado

Novas formas de organização do trabalho docente no âmbito educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5554

Palabras clave:

Formação docente, Pedagogia dos Multiletramentos, Ensino remoto

Resumen

Considerando o contexto do ensino remoto, o objetivo deste ensaio é refletir acerca das novas formas de organização do trabalho no âmbito educacional tratando especificamente das instâncias pública e privada aqui entendidas como espaços sociais e historicamente constituídos: a casa/o lar, a escola/a sala de aula. Tomo como conhecidos fundamentos teóricos da Pedagogia dos Multiletramentos, proposta pelo Grupo de Nova Londres (1996), acerca da educação necessária a estudantes num mundo globalizado e em constante transformação tecnológica, para dar atenção ao mundo do trabalho do professor, lançando um olhar para as implicações da inserção das tecnologias como ferramenta de trabalho no contexto educacional, decorrentes da adoção do ensino remoto. Explorando os sentidos do par opositivo público e privado, destaco, como conclusão, que a ruptura das fronteiras dessas duas instâncias estão provocando a uberização do trabalho docente com o autofinanciamento de recursos para ministrar aula, a perda do espaço privado (lar e sala de aula) e da autonomia com o monitoramento do fazer docente no ensino remoto.

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Publicado

2021-06-25

Cómo citar

BORGES, R. R. Entre o público e o privado: Novas formas de organização do trabalho docente no âmbito educacional. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 52–63, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5554. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5554. Acesso em: 24 nov. 2024.