Multimodalidade e Letramento visual crítico no ensino de Língua Inglesa
Investigando as propostas de atividade de produção de texto do livro didático Time to Share
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4020Palabras clave:
Multimodalidade, Letramento visual crítico, Ensino de Língua InglesaResumen
Este artigo objetiva investigar o ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional (LA) por meio das atividades de produção textual do Livro Didático Time to share (AGA; MARTÍNEZ, 2015), do livro do professor do 9º ano do Ensino Fundamental, para verificar como o ensino de produção de texto, que integra linguagens e semioses, pode revelar letramento visual crítico. Este trabalho está respaldado nos estudos da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2009), Bezemer e Kress (2008, 2016); do letramento visual crítico de Callow (2008, 2012, 2013) e em abordagens para o ensino de produção de texto propostas por Ribeiro (2016, 2018). Os resultados revelaram que as propostas de produção de texto do livro do 9º ano trazem temáticas relevantes para se trabalhar no ensino de inglês. Entretanto, quando se trata de produção textual, para além do modo verbal, a análise revelou que o livro apresenta uma abordagem insuficiente com relação aos textos que integram palavras e imagens, apesar de ter uma aparência visualmente atraente. Assim, o livro didático acaba limitando as agências dos letramentos para o sistema escrito.
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