Uma Possibilidade de Autoria em Textos Dissertativo-Argumentativos
Propostas de Atividades
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3117Palabras clave:
Autoria, Projeto de texto, Ensino, EnemResumen
Este trabalho tem como objetivo propor atividades que contribuam para o desenvolvimento da autoria segundo o que espera o material Redação no Enem 2018 – Cartilha do Participante presente no site do Inep (INEP, 2018). Para isso, tratamos do conceito de autoria de modo mais amplo, para Barthes (2012), Foucault (2009) e Bakhtin (2010), e também mais específico, isto é, do âmbito escolar, dialogando com Possenti (2002; 2013) e Orlandi (1988). Partimos então da Análise do Discurso, mas também bebemos na Linguística de Texto, principalmente, com Cavalcante (2017) ao discutirmos coerência. Após refletirmos acerca do conceito de autoria e de coerência, produzimos atividades com o objetivo de contribuir para o trabalho do professor de ensino médio de língua materna quando este for trabalhar autoria, projeto de texto e coerência em suas aulas de produção de texto com os seus alunos.
Descargas
Citas
BARTHES, R. A morte do autor. In: _______. O rumor da língua. 3 ed. Tradução. Mário Laranjeira. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2017.
CAVALHEIRO, J. dos S. A concepção de autor em Bakhtin, Barthes e Foucault. Signum: Estud. Ling., Londrina, n. 11/2, p. 67-81; dez. 2008.
CHAROLLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. Trad. Paulo Otoni. In: GALVES, C; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, 1988, p. 39 - 85.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FARACO, C. A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p.37-60.
FOUCAULT, M. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 264-298.
INSTITUTO Nacional de Educação e Pesquisa. Redação no Enem 2018 – Cartilha do Participante. Brasília, 2018.
______. Enem. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem >. Acesso em 15 jul. 2019.
KOCH, I. V. e TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2015.
ORLANDI, E. P. Unidade e dispersão: uma questão do texto e do sujeito. In: Discurso e leitura. – São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1988.
PADILHA, S. Relendo Bakhtin: autoria, escrita e discursividade. Polifonia, Cuiabá. v.18, n.23, p.91-102, jan./jun., 2011.
POSSENTI, S. Indícios de autoria. Perspectiva, v. 20. n. 1, p. 105-124, jan./jun. 2002.
______. Notas sobre a questão de autoria. Matraga, Rio de Janeiro, v. 20, n. 32, jan./jun. 2013.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Grillo, Sheila; Américo, Ekaterina Vólkova. Grillo, Sheila. São Paulo: Editora 34, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Laila Rayssa de Oliveira Costa, Sâmia Araújo dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).