Uma Possibilidade de Autoria em Textos Dissertativo-Argumentativos

Propostas de Atividades

Autores

  • Laila Rayssa de Oliveira Costa
  • Sâmia Araújo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3117

Palavras-chave:

Autoria, Projeto de texto, Ensino, Enem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor atividades que contribuam para o desenvolvimento da autoria segundo o que espera o material Redação no Enem 2018 – Cartilha do Participante presente no site do Inep (INEP, 2018). Para isso, tratamos do conceito de autoria de modo mais amplo, para Barthes (2012), Foucault (2009) e Bakhtin (2010), e também mais específico, isto é, do âmbito escolar, dialogando com Possenti (2002; 2013) e Orlandi (1988). Partimos então da Análise do Discurso, mas também bebemos na Linguística de Texto, principalmente, com Cavalcante (2017) ao discutirmos coerência. Após refletirmos acerca do conceito de autoria e de coerência, produzimos atividades com o objetivo de contribuir para o trabalho do professor de ensino médio de língua materna quando este for trabalhar autoria, projeto de texto e coerência em suas aulas de produção de texto com os seus alunos.

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Publicado

2020-05-12

Como Citar

COSTA, L. R. de O.; DOS SANTOS, S. A. Uma Possibilidade de Autoria em Textos Dissertativo-Argumentativos: Propostas de Atividades. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 86–101, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3117. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3117. Acesso em: 19 abr. 2024.