Abordagem Semiótica de Gêneros Multimidiáticos

Uma Perspectiva para o Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Era Digital

Autores/as

  • Julio Neves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2941

Palabras clave:

Linguagem multimidiática, Semiótica social, Multiletramentos, Metalinguagem, Ensino-aprendizagem

Resumen

As novas práticas sociais trazem como implicação que a presença constante do texto multimidiático como forma de comunicação na vida das pessoas, potencializada pelas tecnologias digitais, impões um novo modo de ser e de viver. Em nossas pesquisas que vimos realizando, os resultados vêm mostrando a necessidade de que o ensino da leitura e da escrita do texto multimidiático passe a ser objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa. Portanto,  pretende-se, aqui, discutir e refletir sobre as possíveis abordagens semióticas do texto multimidiático. Os pressupostos teóricos são (1) a diversidade dos gêneros atrela-se à situação, à posição social e às relações pessoais de reciprocidade entre os participantes da comunicação (2) O trato com a linguagem no âmbito escolar requer uma pedagogia dos multiletramentos (3) A multimodalidade presente em texto dessa natureza compreende que os modos semióticos constitutivos se organizam a partir de relações semânticas (4) Toda semiótica é semiótica multimídia e todo letramento é letramento multimidiático (5) O ensino do texto multimidiático deve se dar por meio de uma metalinguagem facilitadora da aprendizagem (Unsworth). Desse modo, neste trabalho, apresentam-se perspectivas metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da produção do texto em linguagem multimidiática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Org.). Multiliteracies: Literacy Learning and the
Design of Social Futures, Routledge, London, 2000.

GUIMARÃES, H. M. Concepções, crenças e conhecimento - afinidades e distinções essenciais. Quadrante v. XIX, n.º 2, p. 81-102. 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/11019. Acesso em jun 2018.

JEWITT, C. Multimodality and Literacy in School Classrooms. Review of research in Education. v. 32, p. 241. 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.3102/0091732x07310586 Acesso: Ago. 2018.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. New York: Oxford University Press, 2001.

LEMKE, J. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49(2): 455-479, Jul./Dez. 2010.

MAGALHÃES, C. M. & ARAÚJO, W. M. de Os professores e o medo da mídia. Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 575-592, set./dez. 2014.

PEREIRA, J. N. A textualização multimodal do texto didático: implicações teórico-metodológicas. In: PEREIRA, J. N. e SILVA, S. B. B. (Org.) Língua Portuguesa e Literatura no livro didático: desafios e perspectivas. Campinas, S.P.: Pontes Editores, 2018.

PEREIRA, J. N. Gêneros multissemióticos: questão de multiletramento. In:_____ FREITAS, J. H. & ASSUMPÇÃO. S. S. (Org.) Redes de Aprendizagem entre a escola e a universidade. Salvador, EDUFBA, 2019.

SILVA, S. B. B. & PEREIRA, J. N.(Org.). Língua Portuguesa e literatura no livro didático: desafios e Perspectivas. Campina, SP: Pontes, 2018.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. New York: Oxford University Press, 2001.

UNSWORTH, L. Towards a metalanguage for multiliteracies education: Describing the meaningmaking resources of language-image interaction. English Teaching: Practice and Critique May 2006, v. 5, n. 1. Disponível em: http://education.waikato.ac.nz/research/files/etpc/2006v5n1art4.pdf pp. 55-76. Acesso maio 2018.

Publicado

2020-03-30

Cómo citar

PEREIRA, J. N. Abordagem Semiótica de Gêneros Multimidiáticos: Uma Perspectiva para o Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Era Digital. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 110–120, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2941. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2941. Acesso em: 24 nov. 2024.