AS MANIFESTAÇÕES DAS IDENTIDADES EM UMA PARCERIA TELETANDEM (PORTUGUÊS/ ESPANHOL)

Autores/as

  • Ana Maria Barbosa Varanda Ricciolli
  • Denize Gizele Rodrigues

Palabras clave:

Identidade, Diferença, Aprendizagem de línguas In-Teletandem

Resumen

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), indivíduos dispostos a aprenderem uma língua estrangeira passam a ter oportunidades de estabelecer contato linguístico-cultural com todo o mundo. Por meio de projetos telecolaborativos como o Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos 10 são formadas parcerias entre aprendizes dispostos a aprenderem uma língua em contexto telecolaborativo. Este estudo verificou as manifestações de identidades nas interações por Teletandem, entre uma argentina e sua parceira brasileira. O ambiente telecolaborativo Teletandem se mostrou profícuo ao proporcionar a aproximação entre pessoas, culturas e línguas distintas, favorecendo a emergência de novas identidades construídas no contato interativo entre as parceiras. A construção de identidades se constituiu pelo contato social das práticas discursivas das participantes, inseridas em um processo de aprendizagem telecolaborativo, a fim de aprenderem uma língua estrangeira. As identidades, considerando a ideia de identidade múltipla, puderam ser criadas e/ou recriadas nos momentos de contato interativo por Teletandem e, por isso, podemos dizer que tal aproximação foi instrumento mediador dos processos de identificação dos sujeitos sociais (uma parceria português/ espanhol) envolvidos na prática social (KLEIMAN, 1998) de aprendizagem de línguas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. In: ___. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 2000.
HALL, S. Quem precisa de identidade. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103 – 133.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. 143 p.
________. A construção de identidades e a política de representação. In: FERREIRA, M. M. A.; ORRI-CO, E. G. D. (Org.). Linguagem, identidade e memória social: novas fronteiras, novas articulações. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 77-87.
SILVA, T. T. da. (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.
KLEIMAN, A. B. A construção de identidade em sala de aula: um enfoque interacional. In: SIGNORINI, I. (Org). Língua(gem) e Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998, p. 267-302.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K.. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Publicado

2019-09-20

Cómo citar

RICCIOLLI, A. M. B. V.; RODRIGUES, D. G. AS MANIFESTAÇÕES DAS IDENTIDADES EM UMA PARCERIA TELETANDEM (PORTUGUÊS/ ESPANHOL). Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 37–50, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1891. Acesso em: 22 nov. 2024.