AS MANIFESTAÇÕES DAS IDENTIDADES EM UMA PARCERIA TELETANDEM (PORTUGUÊS/ ESPANHOL)
Keywords:
Identidade, Diferença, Aprendizagem de línguas In-TeletandemAbstract
Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), indivíduos dispostos a aprenderem uma língua estrangeira passam a ter oportunidades de estabelecer contato linguístico-cultural com todo o mundo. Por meio de projetos telecolaborativos como o Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos 10 são formadas parcerias entre aprendizes dispostos a aprenderem uma língua em contexto telecolaborativo. Este estudo verificou as manifestações de identidades nas interações por Teletandem, entre uma argentina e sua parceira brasileira. O ambiente telecolaborativo Teletandem se mostrou profícuo ao proporcionar a aproximação entre pessoas, culturas e línguas distintas, favorecendo a emergência de novas identidades construídas no contato interativo entre as parceiras. A construção de identidades se constituiu pelo contato social das práticas discursivas das participantes, inseridas em um processo de aprendizagem telecolaborativo, a fim de aprenderem uma língua estrangeira. As identidades, considerando a ideia de identidade múltipla, puderam ser criadas e/ou recriadas nos momentos de contato interativo por Teletandem e, por isso, podemos dizer que tal aproximação foi instrumento mediador dos processos de identificação dos sujeitos sociais (uma parceria português/ espanhol) envolvidos na prática social (KLEIMAN, 1998) de aprendizagem de línguas.Downloads
Download data is not yet available.
References
ANDRÉ, M. E. D. A. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. In: ___. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 2000.
HALL, S. Quem precisa de identidade. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103 – 133.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. 143 p.
________. A construção de identidades e a política de representação. In: FERREIRA, M. M. A.; ORRI-CO, E. G. D. (Org.). Linguagem, identidade e memória social: novas fronteiras, novas articulações. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 77-87.
SILVA, T. T. da. (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.
KLEIMAN, A. B. A construção de identidade em sala de aula: um enfoque interacional. In: SIGNORINI, I. (Org). Língua(gem) e Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998, p. 267-302.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K.. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.
HALL, S. Quem precisa de identidade. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103 – 133.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. 143 p.
________. A construção de identidades e a política de representação. In: FERREIRA, M. M. A.; ORRI-CO, E. G. D. (Org.). Linguagem, identidade e memória social: novas fronteiras, novas articulações. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 77-87.
SILVA, T. T. da. (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.
KLEIMAN, A. B. A construção de identidade em sala de aula: um enfoque interacional. In: SIGNORINI, I. (Org). Língua(gem) e Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998, p. 267-302.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K.. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.
Downloads
Published
2019-09-20
How to Cite
RICCIOLLI, A. M. B. V.; RODRIGUES, D. G. AS MANIFESTAÇÕES DAS IDENTIDADES EM UMA PARCERIA TELETANDEM (PORTUGUÊS/ ESPANHOL). Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 37–50, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1891. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2019 Ana Maria Barbosa Varanda Ricciolli, Denize Gizele Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).