Ensino de inglês com o gênero e-mail de convite e o uso de Inteligência Artificial generativa na escrita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i3.15885

Palabras clave:

e-mail de convite, dialogismo, autoria, escrita em ILA, ChatGPT

Resumen

Este estudo apresenta uma proposta metodológica para o ensino da escrita em inglês como língua adicional (ILA) centrada no gênero e-mail de convite e no uso do ChatGPT como recurso de apoio. Fundamentada na noção bakhtiniana de dialogismo, em particular nos conceitos de responsividade, autoria e gênero discursivo, a proposta organiza-se em cinco etapas: diagnóstico inicial, estudo do gênero, produção preliminar, interação com o ChatGPT e reescrita responsiva com socialização. O objetivo é oferecer um roteiro didático que favoreça a reflexão crítica sobre escolhas linguísticas e a tomada de decisão autoral.  O referencial teórico abrange contribuições sobre escrita em ILA (Brown; Lee, 2015; Flower; Hayes, 1981; Tribble, 1996; Richards; Rodgers, 2014), gênero e-mail de convite (Marcuschi, 2008) e uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no ensino de idiomas (Godwin-Jones, 2022; Gill et al., 2024; Alharbi, 2023; Vicente-Yagüe-Jara et al., 2023; Ricart-Vayá, 2024; Santos; Pereira; Matos, 2025). Discutimos os potenciais didáticos e as limitações da ferramenta, incluindo riscos como respostas imprecisas ou enviesadas, e o papel do professor como mediador crítico. O texto visa contribuir com práticas adaptáveis a diferentes contextos de ensino, sem apresentar aqui aplicação empírica, mas indicando caminhos para avaliação futura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Almeida Fernandes, Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1995). Atualmente é professora Classe II Nível 11 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mestra em linguística aplicada. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente digital, hipertexto, compreensão hiperleitora, prática pedagógica.

Tatiana Lourenço de Carvalho Carvalho, Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Língua Espanhola pela Universidad de Salamanca (USAL). Salamanca, Espanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). Pau dos Ferros-RN, Brasil.

Citas

ALHARBI, W. AI in the Foreign Language Classroom: A Pedagogical Overview of Automated Writing Assistance Tools. Education Research International, v. 2023, Article ID 4253331, 15 pages, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2023/4253331. Acesso em: 5 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1155/2023/4253331

ALJANABI, M.; MOHANAD G.; AHMED H. A.; SAAD A. A.; ChatGPT2. ChatGpt: Open Possibilities. Iraqi Journal For Computer Science and Mathematics, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 62–64, 2023. DOI: 10.52866/20ijcsm.2023.01.01.0018. Disponível em: https://journal.esj.edu.iq/index.php/IJCM/article/view/539. Acesso em: 19 sep. 2023. DOI: https://doi.org/10.52866/20ijcsm.2023.01.01.0018

BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. 2. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. 2. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Equipe de tradução Aurora Fornoni Bernardini, José Pereira Júnior, Augusto Góes Júnior, Helena Spryndis Nazário e Homero Freitas de Andrade. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BESSA, J. C. R. Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores. 2016. 385f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho", Araraquara, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/7f9ca10f-4eb1-4458-b88b-f2b9c2c183c8. Acesso em: 05 nov. 2025.

BRAIT, B. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2a ed. rev. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005a. p. 87-98.

BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005b.

BROWN, H. D.; LEE, H. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 4 ed. Pearson: New York, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

FARACO, C. A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p. 37-60.

LIMA, S. M. M. A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa. Domínios de Lingu@gem, v. 9, n. 1, p. 49-74, 2015. DOI: https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-4

FLOWER, L.; HAYES, J. R. A cognitive process theory of writing. College Composition and Communication, v. 32, n. 4, p. 365-387, dez. 1981. Disponível em: https://doi.org/10.2307/356600. Acesso em: 8 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.58680/ccc198115885

GILL, S. S.; XU, M.; PATROS, P.; WU, H.; KAUR, R.; KAUR, K.; FULLER, S.; SINGH, M.; ARORA, P.; PARLIKAD, A. K.; STANKOVSKI, V.; ABRAHAM, A.; GHOSH, S. K.; LUTFIYYA, H.; KANHERE, S. S.; BAHSOON, R.; RANA, O.; DUSTDAR, S.; SAKELLARIOU, R.; UHLIG, S.; BUYYA, R. Transformative effects of ChatGPT on modern education: Emerging Era of AI Chatbots. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, v. 4, p. 19-23, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667345223000354. Acesso em: 19 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iotcps.2023.06.002

GODWIN-JONES, R. Partnering with AI: Intelligent writing assistance and instructed language learning. Language Learning & Technology, v. 26, n. 2, p. 5–24, 2022. Disponível em: http://doi.org/10125/73474. Acesso em: 5 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.64152/10125/73474

HALEEM, A.; JAVAID, M.; SINGH, R. P. An era of ChatGPT as a significant futuristic support tool: A study on features, abilities, and challenges. BenchCouncil Transactions on Benchmarks, Standards and Evaluations. v. 2, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tbench.2023.100089. Acesso em: 5 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tbench.2023.100089

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Abordagens e métodos no ensino de línguas. Imprensa da Universidade de Cambridge, 2014.

RICART-VAYÁ, A. ChatGPT como herramienta para mejorar la expresión escrita en inglés como lengua extranjera. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, [S. l.] , v. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.17533/udea.ikala.354584. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/ikala/article/view/354584. Acesso em: 15 ago. 2024.

RUDOLPH, J.; TAN, S.; TAN, S. ChatGPT: Bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n. 1, p. 342- 362, 2023. Disponível em: https://journals.sfu.ca/jalt/index.php/jalt/article/view/689. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.9

SANTOS, W. V. de F.; PEREIRA, V. C. S.; MATOS, M. C. S.. Alucinações em ChatGPT e o ensino de literatura. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 33, p. 8–24, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i33.p8-24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n33p8. Acesso em: 17 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p8-24

TRIBBLE, C. Writing. Oxford: Oxford University, 1996.

VICENTE-YAGÜE-JARA, M.; LÓPEZ-MARTÍNEZ, O.; NAVARRO-NAVARRO V.; CUÉLLAR-SANTIAGO F. Escritura, creatividad e inteligencia artificial. ChatGPT en el contexto universitario. Comunicar, v. 77, p. 47-57, 2023. https://doi.org/10.3916/C77-2023-04. Acesso em: 19 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.3916/C77-2023-04

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

FERNANDES, A. A.; CARVALHO, T. L. de C. Ensino de inglês com o gênero e-mail de convite e o uso de Inteligência Artificial generativa na escrita. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 126–145, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i3.15885. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/15885. Acesso em: 15 dic. 2025.