The new (multi) literacies as a tool for literary promotion
An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4028Keywords:
Letramento Literário, Multiletramento, Booktube, Língua EspanholaAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade que envolve textos literários em língua espanhola e o booktube. Essa atividade foi desenvolvida pelos pesquisadores deste presente estudo a fim de fomentar o letramento literário dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral em Fortaleza. Para isso, apoiamo-nos em autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), dentre outros. Utilizamos como metodologia uma sequência didática proposta por Acquaroni (2007), que envolve pré- leitura, leitura e pós-leitura, e utilizamos os componentes da competência literária propostos por Mendoza (2004) para a análise da atividade. Os resultados apontam que os alunos apresentaram alguns indícios do desenvolvimento de competência literária e tiveram oportunidade de se apropriar do texto literário inserido em uma prática social contextualizada.
Downloads
References
ACQUARONI, R. M. Las palabras que no se llevan al viento: literatura y enseñanza de español como LE/L2. Torrelaguna, Madrid: Santillana Educación S. L., 2007.
ALBALADEJO GARCÍA, M. D. Cómo llevar la literatura al aula de ELE: de la teoría a la práctica. Marco ELE, Istambul, n. 5, p. 1-51, dez. 2007. Disponível em: <https://marcoele.com/como-llevar-la-literatura-al-aula-de-ele-de-la-teoria-a-la-practica/>. Acesso em: 20 set. 2019.
ARAGÃO, C. O. Todos maestros y todos aprendices: la literatura en formación de los profesores de E/LE tratada como objeto de estudio, recurso para la enseñanza y formadora de lectores. 2006. 525f. Tese (Doutorado em Filologia) Universitat de Barcelona, Barcelona, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
JONES, M. C. C. ¿Cómo leemos literatura en el aula?: estrategias para la promoción de la lectura. 1ª Ed. Buenos Aires: Biblos, 2010.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
GNL (Grupo Nova Londres). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al). Harvard Educational Review; n. 66.1, p. 60-92, Spring 1996.
KLEIMAN, A. B. Introdução: o que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.
MENDOZA, A. F. Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. In: Cuadernos de educación. Barcelona: Horsori, 2007.
______. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Aljibe, 2004.
______. La utilización de materiales literarios en lenguas extranjeras. Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia y Deporte, 2002.
LOPES, L. P. M. O Novo Ethos dos Letramentos Digitais: modo de construir sentido, revolução das relações e performances identitárias fluidas. In: Fiad, R. S. e Signorini, I. (orgs.). Ensino de Língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. BH: Editora UFM, 2012, p. 2002-229.
PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZIBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-78.
PINHEIRO, P. A. Sobre o Manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 525-530, nov. 2016.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
SANTOS, A. C. El texto literario: su importancia en la enseñanza y aprendizaje de E/LE. Dialnet. Rio de Janeiro, v. 25, p. 82-93, jun. 2004. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2147107>. Acesso em: 13 maio 2019.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOUZA, R.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula.
In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T, (Orgs.). Escola e leitura: velha crise: novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 23-34.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).