The new (multi) literacies as a tool for literary promotion

An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4028

Keywords:

Letramento Literário, Multiletramento, Booktube, Língua Espanhola

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade que envolve textos literários em língua espanhola e o booktube. Essa atividade foi desenvolvida pelos pesquisadores deste presente estudo a fim de fomentar o letramento literário dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral em Fortaleza. Para isso, apoiamo-nos em autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), dentre outros. Utilizamos como metodologia uma sequência didática proposta por Acquaroni (2007), que envolve pré- leitura, leitura e pós-leitura, e utilizamos os componentes da competência literária propostos por Mendoza (2004) para a análise da atividade. Os resultados apontam que os alunos apresentaram alguns indícios do desenvolvimento de competência literária e tiveram oportunidade de se apropriar do texto literário inserido em uma prática social contextualizada.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ACQUARONI, R. M. Las palabras que no se llevan al viento: literatura y enseñanza de español como LE/L2. Torrelaguna, Madrid: Santillana Educación S. L., 2007.

ALBALADEJO GARCÍA, M. D. Cómo llevar la literatura al aula de ELE: de la teoría a la práctica. Marco ELE, Istambul, n. 5, p. 1-51, dez. 2007. Disponível em: <https://marcoele.com/como-llevar-la-literatura-al-aula-de-ele-de-la-teoria-a-la-practica/>. Acesso em: 20 set. 2019.

ARAGÃO, C. O. Todos maestros y todos aprendices: la literatura en formación de los profesores de E/LE tratada como objeto de estudio, recurso para la enseñanza y formadora de lectores. 2006. 525f. Tese (Doutorado em Filologia)  Universitat de Barcelona, Barcelona, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

JONES, M. C. C. ¿Cómo leemos literatura en el aula?: estrategias para la promoción de la lectura. 1ª Ed. Buenos Aires: Biblos, 2010.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

GNL (Grupo Nova Londres). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al). Harvard Educational Review; n. 66.1, p. 60-92, Spring 1996.

KLEIMAN, A. B. Introdução: o que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

MENDOZA, A. F. Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. In: Cuadernos de educación. Barcelona: Horsori, 2007.

______. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Aljibe, 2004.

______. La utilización de materiales literarios en lenguas extranjeras. Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia y Deporte, 2002.

LOPES, L. P. M. O Novo Ethos dos Letramentos Digitais: modo de construir sentido, revolução das relações e performances identitárias fluidas. In: Fiad, R. S. e Signorini, I. (orgs.). Ensino de Língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. BH: Editora UFM, 2012, p. 2002-229.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZIBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-78.

PINHEIRO, P. A. Sobre o Manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 525-530, nov. 2016.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.

SANTOS, A. C. El texto literario: su importancia en la enseñanza y aprendizaje de E/LE. Dialnet. Rio de Janeiro, v. 25, p. 82-93, jun. 2004. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2147107>. Acesso em: 13 maio 2019.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOUZA, R.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula.

In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T, (Orgs.). Escola e leitura: velha crise: novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 23-34.

Published

2020-09-21

How to Cite

LOPES, R. C.; MACHADO, C. M.; DE OLIVEIRA ARAGÃO, C. The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 90–108, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4028. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028. Acesso em: 24 nov. 2024.