GÊNEROS MULTIMODAIS: MAPEANDO PESQUISAS NO BRASIL
Keywords:
Gêneros Multimodais, Pesquisas e Ensino, Gramática VisualAbstract
Este trabalho tem como foco o mapeamento das pesquisas sobre multimodalidade realizadas no Brasil nas áreas de lingüística e linguística aplicada. O mapeamento tem como objetivo geral revelar os temas de análise nos gêneros multimodais, cujos dados foram levantados nas páginas da internet dos programas de pós-graduação em linguística, linguística aplicada, letras e estudos da linguagem de universidades brasileiras, bem como revistas especializadas na área editadas pelos respectivos programas, fazendo um recorte do período de 2000 a 2011, mostrando os gêneros multimodais utilizados, os temas enfocados e tendências e as perspectivas teóricas adotadas nos estudos.
Downloads
References
ALMEIDA, Danielle B. de. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada – um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Ed. Contexto, 2009, p. 173- 202.
ALMEIDA, Danielle. B. de. Pelos caminhos do letramento visual: Por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. Linguagem em Foco. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, 2012 (no prelo).
BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo: Editora: Hucitec, 1979.
BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in multimodal texts – A social semiotic account of designs for learning. Written Communication. v. 25, n.2, p. 166-195, April 2008.
BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. de O.Agramática do design visual. In: LIMA, C.H. P.;PIMENTA, S. M. De O.; AZEVEDO, A. M. T. (orgs.) Incursões Semióticas: Teoria e Prática da Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão Editora, 2009, p. 87-116.
CALLOW, Jon. Images, politics and multiliteracies: Using a visual metalanguage. Australian Journal of Language and Literacy. v.29, no. 1, pp. 7-23, 2006.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005, p. 159-177.
GOMES, L. F. Hipertextos multimodais – leitura e escrita na era digital. Sorocaba, S. P: Paco Editorial e Eduniso, 2010.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HODGE e KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.
JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, vol. 32, p. 241-267, 2008.
JEWITT, C. The visual in learning and creativity: a review of the literature. A report for creative partnerships. Institute of Education: University of London, December 2008.
KRESS, G; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge. 1996.
KRESS, G. Multimodality, multimedia, and genre. IN: HANDA, C (ed.). Visual Rhetoric in a digital world. – A critical sourcebook.Boston: Bedford/St. Martin’s, 2004, p. 38-54.
KRESS, G; LEITE –GARCIA, R; Van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. IN: Van DIJK, T (Ed.) El discurso como estructura y processo: estudios sobre el discurso. Una introdución multidisciplinaria. Barcelona, Gedisa Editorial, 2000.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Multimodal discourse - The modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images - The grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LEMKE, J. L. Multiplying Meaning: visual and verbal semiotics in scientific text. InN: MARTIN, J.R.; VEEL, R. (eds.) Reading Science. London: Routledge, 1998, p. 87-113.
LEMKE, J. L. Multimedia genres for science education and scientific literacy. In: SHLEPPEGRELL, M. J.; COLOMBI, C. (eds.) Developing advanced literacy in first and second languages. Erlbaum, 2002, p. 21-44.
OLIVEIRA e PAIVA, V. L.M. História do material didático. In: DIAS, R; CRISTOVÃO, V. L. L (orgs.) O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado
das Letras, 2009, p.17-56.
O’TOOLE, M. The language of displayed art. Rutherford, Madison, Teaneck: Fairleigh Dickison University Press, 1994.
PINHEIRO, V. S.; MAGALHÃES, C. Analisando significandos das capas da Revista Raça Brasil: Um estudo de caso à luz da semiótica social. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 28-62 (Dissertação
de Mestrado defendida no programa de pós-graduação de Estudos Linguísticos da UFMG)
UNSWORTH, L. Describing visual literacies. Teaching multiliteracies across the curriculum – Changing contexts of text and image in classroom practice. Buckingham, Philadelphia: Open
University Press, 2001, p. 71-112.
VIEIRA, J.A. et al. Reflexões sobre a Língua Portuguesa – uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Antonia Dilamar Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).