Políticas Linguísticas e o Curso de Licenciatura em Letras: um Estudo Inicial sobre o PEC-G
Keywords:
políticas linguísticas, PEC-G, pluralidade linguísticaAbstract
O objetivo deste trabalho é discutir a maneira como as políticas linguísticas são consideradas em contextos de formação de professores, abordando algumas questões sobre o modo como os estudantes inseridos no PEC-G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação) são integrados à universidade pública e, de maneira mais detida, ao Curso de Licenciatura em Letras. Para tanto, observo o caso de uma universidade pública do interior do estado do Paraná, e de uma graduanda em Letras oriunda de Guiné-Bissau. Por esse viés, observo que práticas de linguagem, sociais e de ensino requerem reflexões constantes acerca da constituição das práticas linguísticas e dos modos de aquisição e disseminação de conhecimentos.
Downloads
References
e Tecnológica. Brasília, MEC/SEMTEC, Parte II, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
CALVET, L-J. As Políticas Linguísticas. (Trad. Isabel de Oliveira. Duarte, Jonas Tenfen, Marcos Bagno). São Paulo: Parábola/IPOL, 2007.
CORREA, D. A. Política Linguística e Ensino de Língua. Calidoscópio. UNISINOS, V. 07, pp.69-75, 2009.
CORREA, D. A. “Políticas linguísticas e ensino: um convite à discussão”. In: BATTISTI, E. & COLLISCHONN, G. Língua e Linguagem: Perspectivas de Investigação. Pelotas: EDUCAT, 2010.
FABRÍCIO, B. F. “Linguística aplicada como espaço de desaprendizagem”. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São
Paulo: Parábola, 2006.
MAKONI, S.& MEINHOF, U. “Linguística aplicada na África: desconstruindo a noção de língua”. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org). Por uma linguística
aplicada (in)disciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
Manual do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/CelpeBras/manualpec-g.pdf; acessado
em 02/02/2011.
OLIVEIRA, G.M (org.). Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. Novas Perspectivas em Política Linguística. Campinas, SP: Mercado de Letras/
Associação de Leitura do Brasil (ALB); Florianópolis: IPQL, 2003.
OLIVEIRA, G.M. “A virada político-linguística e a relevância social da linguística e dos linguistas”. In: D.A. CORREA (org.), A Relevância Social da Linguística:
Linguagem, Teoria e Ensino. São Paulo: Parábola editorial; Ponta Grossa, UEPG, 2007.
OLIVEIRA, G.M. Línguas como patrimônio imaterial. Palestra proferida na IV Conferência Nacional de Educação na Câmara dos Deputados Brasília, 27
de fevereiro de 2005. Disponível em: http://www.ipol.org.br/ler.php?cod=281; acessado em 10/02/ 2011.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Curitiba, Secretaria de Estado da Educação,
2009.
PENNYCOOK, A. “Uma linguística aplicada transgressiva” (Responsável Trad. L. P. Moita Lopes). In: MOITA LOPES, L. P. da (Org). Por uma Linguística
Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Política linguística e a política da linguística. In: D. SIMÕES; C.C. HENRIQUES (orgs). Língua Portuguesa, Educação & Mudança. Rio de
Janeiro: Europa, 2008.
SANTOS, B. S. & ALMEIDA FILHO, N. A Universidade no Século XXI: para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina S/A, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Djane Antonucci Correa, UEPG
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).