ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AMBIENTE DIGITAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO COM GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Keywords:
Ensino com gêneros textuais, Ambiente digital, Habilidades de leitura, Formação inicial de professoresAbstract
As transformações ocorridas na sociedade demandam mudanças nas práticas educativas, mas aquilo a que assistimos é um distanciamento entre as atividades desenvolvidas na escola, na universidade e na vida dos alunos. Este artigo se propõe a analisar e discutir práticas letradas que se dão em um contexto universitário específico, a saber, o curso de Letras de uma universidade pública do interior do Maranhão, por meio do acompanhamento de 29 estudantes
do primeiro semestre que cursavam a disciplina de Leitura e Produção Textual, sob um viés teórico que perpassa o letramento digital e as práticas de leitura e escrita acadêmicas, buscando desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura, conforme empreendidas por Paiva (2013). Os alunos fizeram pesquisa no impresso e no digital para construir argumentos para um debate regrado e posteriormente para a escrita de um artigo de opinião. Buscamos aporte teórico
em Street (2008, 2012, 2014), Kleiman (2002, 2007, 2014), acerca dos novos estudos de letramentos; contamos ainda com as contribuições de Coscarelli (2002, 2005, 2013, 2016) e Ribeiro (2005, 2013, 2016), a respeito do ensino de Língua Portuguesa nos contextos interacionais digitais; e, ressaltamos também, as contribuições elencadas por Paiva (2013) quanto às habilidades de leitura desenvolvidas na leitura de textos multimodais em que o educando se insere por
meio da leitura e produção de textos nos ambientes digitais. Os alunos atribuíram importância à atividade proposta, pois puderam construir real significado na sua aprendizagem, identificando a atividade como importante para sua formação de futuro professor. Além disso, engajaram-se individual e coletivamente para conseguirem realizar as atividades, e, consequentemente, empreenderem uma aprendizagem, além da universidade.
Downloads
References
BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC. 2001.
COPE, B. KALANTZIS, M. “Multialfabetización”: nuevas Alfabetizaciones, nuevas formas de aprendizaje. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n° 98-99, Enero-Junio 2010, pp. 53-91.
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2016.
______. Leituras sobre a leitura. 1. ed. Belo Horizonte: Veredas, 2013. v. 1. CRISTOVÃO, V. L. Gêneros textuais e educação inicial do professor de língua inglesa. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 705-734, set./dez. 2010. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v10n3/13.pdf. Acesso: 10/01/2016.
DEVITT, Amy & BASTIAN, Heather. Algumas ideias para ensinar novos gêneros a partir de velhos gêneros. In: Dionisio, Angela Paiva; Cavalcanti, Larissa de Pinho [orgs.]. Gêneros na linguística e na literatura: Charles Bazerman, 10 anos de incentivo à pesquisa no Brasil. - Recife: Editora Universitária UFPE e Pipa Comunicação, 2015, p. 97-122.
DIONISIO, Ângela P.Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: Acir Karwoski; Beatriz Gaydeczka; Karim Brito. (Org.). Gêneros Textuais: reflexão e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, v. 1, p. 131-144.
GOROSPE, J. M. C. et al. Formación del Profesorado, Tecnología Educativa e Identidad Docente Digital. RELATEC Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. vol 14(1) (2015) Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/
KERSCH, D. F.; MARQUES, R. G. Projetos didáticos de Gênero, multimodalidade, uso de tecnologias e participação em comunidade de prática: uma experiência na formação de professores. In: KERSCH, D. F.; CANI, J.; COSCARELLI, C.V. Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem São Paulo: Pontes, 2016.
KLEIMAN, A.B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
______. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, R. (org) Alfabetização e letramento. Campinas, Mercado de Letras, 2002.
______. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 72-91, Ago./Dez. 2014.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011ª.
______. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATÊNCIO, M. L. Gêneros discursivos na formação de professores: reflexões sobre a construção de saberes e o processo de letramento. In: GIL, G.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Educação de professores de línguas: os desafios do formador. Campinas: Pontes Editores, 2008, p. 189-199.
OAKLEY, G. et al. Apresentação de e-portfólios para o pré-serviço de professores como ferramentas para Reflexão e crescimento: lições aprendidas, Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 2013. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1080/1359866X.2013.854860.
PAIVA, Francis Arthuso. Habilidades de leitura e letramentos: o desempenho de estudantes no processamento da leitura de infográficos digitais, Tese de Doutorado. UFMG, 2013. Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/MGSS-9BHNYR, acesso em maio de 2016.
PEGRUM, M. et al. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo (UNISC. Online), v. 38, p. 21-34, 2013.
______. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 19, p. 91-111, 2016.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro.
SOARES, Magda Becker. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, 2002.
STREET, B. Nuevas alfabetizaciones, nuevos tiempos. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Patzcuáro, n. 2, jul./dic. 2008.
______. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos de letramento. In. MAGALHÃES, I. (org.) Discursos e práticas de letramento. Campinas, Mercado de Letras, 2012.
______. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Ana Patrícia Sá Martins, UEMA, Dorotea Frank Kersch, Unisinos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).