DADIFICAÇÃO, VISUALIZAÇÃO E LEITURA DO MUNDO: QUEM FALA POR NÓS QUANDO OS NÚMEROS FALAM POR SI?
Keywords:
Letramento de dados, Big Data, MultimodalidadeAbstract
Este trabalho está vinculado a uma investigação de dois anos sobre as implicações sociodiscursivas do fenômeno social da “dadificação”, i.e. coleta, manipulação e representação, para “extração de conhecimento”, de volumes astronômicos de dados digitais (Big Data) sobre o quotidiano do cidadão. Objetiva-se caracterizar os letramentos críticos (de dados) necessários, frente ao fenômeno, para (i) a conscientização do cidadão acerca das transgressões de seus valores éticos e culturais implicados nessas técnicas e epistemologias e (ii) fomentar o empoderamento do cidadão, sobretudo pela educação linguística e matemática, pela utilização dessas mesmas técnicas de geração, interpretação e comunicação de dados provenientes de repositórios de dados abertos disponibilizados pelo Estado, por força de lei, e por empresas de internet tais como Twitter e Facebook, via interfaces de aplicação (API). Nesta apresentação, abordarei especificamente os modos e estratégias pelas quais essas novas representações multimodais afetam os sujeitos em sua capacidade e disposição de ler – i.e. duvidar, criticar e interpelar – informações quantitativas/estatísticas representadas visualmente. Exemplificarei com um estudo exploratório sobre três mapas, um dos quais baseado em Big Data, que representam a distribuição racial no Brasil, no qual utilizei categorias de análise da teoria da multimodalidade em semiótica social. Concluo que, no caso do mapa do tipo Big Data, a visualização obtida gera uma poderosa sensação de envolvimento/empatia que induz o leitor a desconsiderar os componentes retórico e ideológico da representação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Marcelo El Khouri Buzato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).