CULTURAS DISCIPLINARES: INFLUÊNCIAS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO
Keywords:
Descrição sociorretórica, Culturas disciplinares, Gênero artigo acadêmico, Seção de ReferênciasAbstract
Considerando que cada área disciplinar percebe, reconhece e constrói os gêneros conforme seus propósitos, o presente trabalho tem por objetivo promover uma discussão acerca das variações disciplinares na comunidade acadêmica, por meio da análise da seção de Referências em artigos acadêmicos em áreas distintas. Para a realização desse debate, tomaremos como material de análise pesquisas recentes vinculadas ao Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA), que vêm tratando o gênero artigo acadêmico em suas especificidades disciplinares, tais como: a descrição sociorretórica do gênero artigo experimental na área de Linguística proposta por Costa (2015); a análise sociorretórica realizada por Pacheco (2016) em artigos originais da área de Nutrição; e a descrição sociorretórica de artigos empíricos da área de Psicologia sugerida por Abreu (2016). Os estudos aqui apresentados se apoiam nas concepções teóricometodológicas de Swales (1990/2004) no que se refere aos gêneros acadêmicos, seguindo como norte a Metodologia CARS (Create a Research Space), a partir da qual foi possível descrever uma configuração retórica prototípica para os artigos analisados. Em relação às variações disciplinares, fundamentamo-nos no conceito de cultura disciplinar postulado por Hyland (2000). Por meio das análises da seção de Referências nas referidas áreas disciplinares, evidenciamos que, embora os exemplares dos gêneros sejam publicados em língua portuguesa, seguem orientações diversas, mostrando configurações sociorretóricas distintas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Jorge Tércio Soares Pacheco, Nícollas Oliveira Abreu, Cibele Gadelha Bernardino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).