Introdução à Formação de Audiodescritores

Descrição de Imagens em Provas do ENEM

Autores

  • Marisa Ferreira Aderaldo
  • Renatta Pires Franco
  • Georgia Tath Lima de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2940

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência visual, Formação de audiodescritores, Audiodescrição, ENEM

Resumo

A audiodescrição (AD) é um recurso de acessibilidade que, por meio da tradução do texto visual para texto verbal, amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual (PcDVs). Apresenta-se atualmente como importante recurso no processo de inclusão dessas pessoas nos espaços da sociedade, desde o lazer e cultura à educação e ao âmbito laboral. O objetivo deste estudo, então, é relatar experiência em análise de imagens presentes em questões do Enem/2015 e suas respectivas audiodescrições, em um minicurso intitulado “Introdução à Audiodescrição”, realizado no escopo do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no ano de 2016. Os participantes desse minicurso, que visou a formação em nível introdutório de audiodescritores, foram alunos do curso de graduação em Letras e de Pós-Graduação do Programa em Linguística Aplicada (PosLA), ambos da UECE, além de outros interessados normovisuais e de dois alunos PcDVs. O trabalho se fundamentou em estudos da área da Tradução Audiovisual Acessível, em especial no trabalho de Aderaldo (2014) e insights de Motta (2016), com a finalidade de analisar as imagens e elaborar roteiros de audiodescrição. Os resultados obtidos mostraram a importância em promover o letramento visual de audiodescritores roteiristas e consultores, com a finalidade de demarcar a audiodescrição como uma das ferramentas assistivas necessárias ao empoderamento das pessoas com deficiência visual em nossa sociedade.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

ADERALDO, M. F.; FRANCO, R. P.; DE OLIVEIRA, G. T. L. Introdução à Formação de Audiodescritores: Descrição de Imagens em Provas do ENEM. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 97–109, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2940. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2940. Acesso em: 16 abr. 2024.