A Prática da Escrita Literária e o Gênero Conto no Ensino Médio

Teoria e Análise de Prática

Autores

  • José Carlos da Costa Júnior

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2937

Palavras-chave:

Escrita literária, Conto, Ensino de português

Resumo

Este trabalho discute o papel da prática da escrita do gênero conto na escola, bem como analisa o percurso metodológico do projeto Conto, recontos: novas histórias, o qual é uma coletânea de contos produzidos por estudantes de 2º ano do Ensino Médio. Baseado em estudos anteriores (REUTER, 1996a; TODOROV, 1979; et al), também sugiro uma descrição para o gênero conto considerando seu domínio discursivo, propósito comunicativo, estrutura composicional, conteúdo temático e estilo. Além de apreço pela leitura e escrita, esse projeto foi um meio para que os alunos reivindicassem sua postura como autores e sujeitos produtores de conhecimento e arte.

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Referências

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

DA COSTA JÚNIOR, J. C. A Prática da Escrita Literária e o Gênero Conto no Ensino Médio: Teoria e Análise de Prática. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 59–70, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2937. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2937. Acesso em: 22 dez. 2024.