Da crítica imanente à razão instrumental a um modo crítico de ciências nas humanidades:

Algumas ideias da escola de Frankfurt

Autores

  • Deborah Christina Antunes

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v6i12.5953

Palavras-chave:

Pesquisa social empírica, Teoria Crítica, Razão instrumental

Resumo

O presente texto trata da crítica à razão instrumental realizada pelos teóricos da Escola de Frankfurt, principalmente Adorno e Horkheimer. Defende-se que tais críticas não atestam a nvalidade da ciência, ao contrário, criticando um modo determinado da ciência, atestam a busca de um modo de conhecer a realidade que recupere a ética e a teleologia da razão. Para isso, tece inicialmente algumas considerações sobre a produção do conhecimento na filosofia moderna, para basear as críticas realizadas ao “esclarecimento” apresentadas posteriormente. Discute ainda a idéia de pensamento crítico e ciências sociais e, por fim, algumas idéias sobre a aproximação entre investigação social empírica e teoria crítica.

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Publicado

2021-07-11

Como Citar

ANTUNES, D. C. . Da crítica imanente à razão instrumental a um modo crítico de ciências nas humanidades:: Algumas ideias da escola de Frankfurt. Kalagatos , [S. l.], v. 6, n. 12, p. 107–133, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v6i12.5953. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5953. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos