Contributos de Gaston Bachelard para uma educação da e para a imaginação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13478

Palavras-chave:

Educação da Imaginação, Pedagogia do Não, Gaston Bachelard, Imaginação Poética, Racionalismo Científico

Resumo

O artigo discute os principais contributos do pensamento de Gaston Bachelard para uma educação voltada para a imaginação, a partir da complementaridade entre conceito e imagem. O objetivo principal é desenvolver uma pedagogia do não, inspirada na filosofia do não de Bachelard, que encoraja uma formação que transite entre o racionalismo científico e a imaginação poética. Tendo por base as obras de Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Jean-Jacques Wunenburger, estuda-se, num viés metodológico pautado pela hermenêutica, a relação entre imaginação e educação. Mobilizada a pedagogia do não e o cogito sonhador, e tendo por base a imaginação material e formal, além da função de eufemização da imaginação, conclui-se que uma tal pedagogia, inspirada nos contributos de Bachelard, pode efetivamente realizar uma educação da e para a imaginação, ao oferecer uma nova perspectiva sobre a valorização tanto do conhecimento científico quanto do desenvolvimento imaginativo.

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Biografia do Autor

Rogério de Almeida, USP

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação Cultura) e o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) e Presidente da Câmara de Avaliação Institucional da USP (CAI). Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento na Universidade do Minho (2016). Trabalha com temas ligados a Cinema, Literatura, Filosofia da Educação e Imaginário.

Alberto Filipe Araújo, UMinho

Alberto Filipe Araújo é Doutor em Educação pela Universidade do Minho (Braga – Portugal). Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho e membro integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho. “Este trabalho é financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT”. País de Origem: Portugal. E-mail: afaraujo@ie.uminho.pt.

 

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Publicado

2024-09-08

Como Citar

ALMEIDA, R. de; ARAÚJO, A. F. Contributos de Gaston Bachelard para uma educação da e para a imaginação. Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 3, p. eK24068, 2024. DOI: 10.52521/kg.v21i3.13478. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/13478. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

140 anos de nascimento de Gaston Bachelard