O Ensino de filosofia e o Bullyng:
Retratos de uma experiência filosófica
Mots-clés :
Filosofia, Ensino, Teoria Crítica, Bullying, PreconceitoRésumé
Apresentamos neste artigo fruto das atividades de pesquisa/docência ao longo dos estudos do mestrado profissional em Filosofia. Trata-se de projeto construído em uma escola estadual de Ribeirão Preto-SP, intitulado “E se fosse você? Grupo de apoio contra o bullying e violência escolar”, onde realizamos pesquisas e atividades de ensino de Filosofia, buscando refletir e enfrentar os fenômenos recorrentes entre alunos do Ensino Médio, especialmente o bullying e o preconceito. Apresentamos, além dos aspectos que motivaram este estudo, reflexões sobre a atualidade da Filosofia no pensamento adorniano, além de relatos e análises das experiências filosóficas realizadas com os alunos.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor A educação contra a barbárie. Trad. Wolfgang Leo Maar. In: ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003. p. 155-168.
______. Die Aktualität der Philosophie, In ADORNO, Theodor. Philosophische Frühschriften, Band I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996. p. 325-344.
MAIA, André Augusto. O ensino de Filosofia e o bullying: entre o currículo e as aulas. Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, São Carlos, 2019.
PUCCI, Bruno. A atualidade da Filosofia em Adorno. In: MOREIRA, Alberto da Silva; PUCCI, Bruno; ZAMORA, José Antônio (Org). Adorno – educação e religião. Goiânia: Editora da Univ. Católica de Goiás, 2008, v. 1, p. 79-89.
PUCCI, Bruno; ZUIN, Antonio Álvaro Soares; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 5ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.