Experiência e Sentido como paradigmas da Educação

Autores

  • André Augusto Maia Secretaria da Educação do Estado de São Paulo / Professor de Filosofia

Palavras-chave:

Experiência, Sentido, Filosofia, Educação

Resumo

O artigo se pergunta e pretende refletir sobre a questão da experiência e do sentido como paradigmas da educação. Pensar sobre o par experiência e sentido como fundamentais para a educação não se resumirá, conforme apresentamos, a um encontro com o saber mediado por determinações que não deixam os estudantes experimentarem o acontecimento e a necessidade de parar algumas vezes nas suas vivências. Procuraremos refletir sobre como a experiência contém um significado fundamental na ação educativa, contribuindo para que o estudante pare, veja e reflita sobre si mesmo e sobre o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

CASTELLO, Luis A. MÁRSICO, Claudia T. Oculto nas palavras: dicionário etimológico para ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Infância de um ensinar e aprender (J. Rancière). In: KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 181-205.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n.2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

MORIN, Edgar. O enigma do homem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maria Paula (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Downloads

Publicado

2022-07-11

Como Citar

MAIA, A. A. Experiência e Sentido como paradigmas da Educação. Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 2, p. eK22027, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8407. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos