I Fórum Científico da Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará

Relato de experiência da construção e realização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59487/2965-1956-2-8586

Palavras-chave:

Saúde Mental, Educação Profissional em Saúde Pública, Atividades Científicas e Tecnológicas

Resumo

Objetivo: Relatar às atividades realizadas para a construção e realização do I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará, junto à Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) e à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE), ocorrido em 01 de julho de 2022 em Fortaleza. Relato da Experiência: Trata-se de um relato de experiência que reflete necessidade de divulgar as ações realizadas no âmbito da Atenção Primária e Saúde (APS) e Redes de Atenção à Saúde (RAS) e da necessidade de discutir a pertinência da temática no âmbito da saúde mental e atenção psicossocial enquanto política pública do Estado em um evento que integrou participação social, gestão e formação profissional. Fez parte do fórum a apresentação de 132 trabalhos científicos e produções artísticas, havendo transmissão virtual de parte da programação. A relevância da iniciativa foi confirmada pela grande adesão dos profissionais da saúde, 700 inscrições virtuais e a participação de 200 pessoas no evento presencial. Ressalta-se como políticos, técnicos e científicos os espaços de partilha e produção de conhecimento que podem consolidar a formação profissional, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e a construção de vínculos para o aprimoramento profissional e humano. Conclusão: Sugere-se por fim que tal evento tenha periodicidade para a sua efetivação enquanto caminho para o fortalecimento da política estadual de saúde mental, álcool e outras drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anais do 1o Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará; 2022, jul. 1; Fortaleza (Ce), Brasil. Fortaleza: Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues; 2022.

Moreira FJF, Medina LLG, organizadores. Enfrentamento à Covid-19: a construção da coragem coletiva. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará; 2022.

Felix TS. Concepções do psicossocial e a política de saúde mental brasileira [dissertação]. Fortaleza: Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará; 2017.

Ceará. Mapa da Saúde[internet]. .I Fórum de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará (SMAPS-CE). Fortaleza (Ce): Secretaria de Saúde; 2022. [citado 2022 Jul 26]. Disponível em: https://mapa.sus.ce.gov.br/projeto/93/.

Tavares ALB, Faria NF, Lopes FES. Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: avaliação, manejo e seguimento nos territórios (SMAPS CE): manual do aluno. Fortaleza: Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues; 2021.

Ceará. Cuidados em saúde mental e atenção psicossocial (SMAPS): avaliação, manejo e seguimento nos territórios [Internet]. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará; 2020 [citado 2022 Jul 26]. Disponível em: https://espvirtual.esp.ce.gov.br/?project=a-lacuna-de-cuidado-em-saude-mental-mhgap-avaliacao-manejo-e-seguimento.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Tavares ALB, Félix TS, Saboya KMM de, Coutinho AJF. I Fórum Científico da Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará: Relato de experiência da construção e realização. Dialog Interdis Psiq S Ment [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 27º de abril de 2024];2(1):52-9. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/dipsm/article/view/8586