I Fórum Científico da Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará
Relato de experiência da construção e realização
DOI:
https://doi.org/10.59487/2965-1956-2-8586Palavras-chave:
Saúde Mental, Educação Profissional em Saúde Pública, Atividades Científicas e TecnológicasResumo
Objetivo: Relatar às atividades realizadas para a construção e realização do I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará, junto à Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) e à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE), ocorrido em 01 de julho de 2022 em Fortaleza. Relato da Experiência: Trata-se de um relato de experiência que reflete necessidade de divulgar as ações realizadas no âmbito da Atenção Primária e Saúde (APS) e Redes de Atenção à Saúde (RAS) e da necessidade de discutir a pertinência da temática no âmbito da saúde mental e atenção psicossocial enquanto política pública do Estado em um evento que integrou participação social, gestão e formação profissional. Fez parte do fórum a apresentação de 132 trabalhos científicos e produções artísticas, havendo transmissão virtual de parte da programação. A relevância da iniciativa foi confirmada pela grande adesão dos profissionais da saúde, 700 inscrições virtuais e a participação de 200 pessoas no evento presencial. Ressalta-se como políticos, técnicos e científicos os espaços de partilha e produção de conhecimento que podem consolidar a formação profissional, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e a construção de vínculos para o aprimoramento profissional e humano. Conclusão: Sugere-se por fim que tal evento tenha periodicidade para a sua efetivação enquanto caminho para o fortalecimento da política estadual de saúde mental, álcool e outras drogas.
Downloads
Referências
Anais do 1o Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará; 2022, jul. 1; Fortaleza (Ce), Brasil. Fortaleza: Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues; 2022.
Moreira FJF, Medina LLG, organizadores. Enfrentamento à Covid-19: a construção da coragem coletiva. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará; 2022.
Felix TS. Concepções do psicossocial e a política de saúde mental brasileira [dissertação]. Fortaleza: Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará; 2017.
Ceará. Mapa da Saúde[internet]. .I Fórum de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará (SMAPS-CE). Fortaleza (Ce): Secretaria de Saúde; 2022. [citado 2022 Jul 26]. Disponível em: https://mapa.sus.ce.gov.br/projeto/93/.
Tavares ALB, Faria NF, Lopes FES. Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: avaliação, manejo e seguimento nos territórios (SMAPS CE): manual do aluno. Fortaleza: Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues; 2021.
Ceará. Cuidados em saúde mental e atenção psicossocial (SMAPS): avaliação, manejo e seguimento nos territórios [Internet]. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará; 2020 [citado 2022 Jul 26]. Disponível em: https://espvirtual.esp.ce.gov.br/?project=a-lacuna-de-cuidado-em-saude-mental-mhgap-avaliacao-manejo-e-seguimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Luís Bezerra Tavares, Thiago Sousa Félix, Karina Maria Melo de Saboya, Ana Josiele Ferreira Coutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.