A Roda de Conversa na Construção do Retrato da Escola de São Ciríaco, na Várzea de Santarém-PA

Autores

  • Kamila de Sousa dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Adrielle Nara Serra Bezerra Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14488

Palavras-chave:

Várzea, Educação escolar, Roda de Conversa, Resultados

Resumo

A Várzea é um socioconjunto de ecossistemas que abrange também a diversidade cultural nas vivências dos varzeiros, suas potencialidades, que residem em questões complexas e singulares, de modo que necessita-se por meio do estudo científico, compreender de que forma a educação escolar perpassa entre gerações, dando a estes o protagonismo no ato de relatar acerca do processo educacional, examinando as interfaces da realidade da comunidade de Várzea. O objetivo geral é analisar o contexto histórico educacional por meio de escuta participativa. Como objetivos específicos compreender o processo da construção da identidade da comunidade, e retratar o firmamento da cultura e cidadania dos comunitários. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, caracterizada como exploratória e descritiva, fez-se necessário revisar as referências de cunho bibliográfico para compor o conhecimento acerca da várzea, em específico da escola São Ciríaco do Urucurituba, no qual destacou-se via relatos à escolarização como uma realidade ainda distante alguns comunitários.

Biografia do Autor

Kamila de Sousa dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Bolsista do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx/UFOPA).

Adrielle Nara Serra Bezerra, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Educação pelo PGEDA/UFOPA. Mestre em Recursos Naturais da Amazônia pelo PPGRNA/UFOPA. Técnica em Assuntos Educacionais na UFOPA.

Referências

ANDERSON, L. O.; PINHEIRO, R. L. G.. Impacto das cheias na estrutura física das escolas da várzea de Santarém. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.13, n.3, p.294-313, 2022. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179- 6858.2022.003.0024

CAVALCANTE, Marcelo et al. Potenciais produtivo e genético de clones de batata- doce. Acta Scientiarum Agronomy, EDUEM, Maringá, n. 31, p. 421-426, 2009.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/asagr/a/5dmhzLM889ZWLKZ4dhJfRZR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 mar. 2024.

COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S. Retratos das Escolas de Várzea na Amazônia Brasileira (PA). Um Mar de Escolas: Mergulhos na História da Educação (1850-1980). Alexandra Lima da Silva, Aline de Morais Limeira, Paula Leonardi (orgs.). -1. ed. -Curitiba: Appris, 2021, p. 35-48.

DOMINGUES, Andrea Silva et al. Ações de Extensão, o direito à memória e as questões étnico-raciais no espaço escolar. Revista UFG, v. 21, 2021.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 1. ed. Rio de Janeiro, Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1987. 312p.

GAMA, Antônia Socorro Pena. Educação Ambiental e a Construção da Sustentabilidade na Região de Várzea de Santarém (PA) - Brasil. Tese (Doutorado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estatual de Campinas, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=457006. Acesso em: 15 jul. 2024

MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um Instrumento Metodológico Possível. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.5, n.15, p.24-35, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso 22 jan. 2024.

PEREIRA, Ronilsa Maria Braga. Sistematização de produções acadêmicas sobre a educação na várzea amazônica (2009-2019). Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Oeste do Pará, Pará, 2023. Acesso em: 15 dez. 2023.

SÁ, Wendell Rocha. Educação e Organização Política dos moradores da Ilha de São Miguel - SANTARÉM - PARÁ. Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Pará, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/778. Acesso em: 20 jul. 2024.

SANTAMARINA, Cristina; HERRERAS, José M. Marinas. Histórias de vida e história oral. In: DELGADO, Juan M.; GUTIÉRREZ, Juan (Org.). Métodos e Técnicas de investigação qualitativa em ciências sociais. Madri: Síntesis, 1995. p. 259-287.

SANTOS, Aline Paixão Prezotto. Corpo-Natureza-Cultura numa Várzea Amazônica: um estudo das experiências vividas por ribeirinhos com o fenômeno das terras caídas em são Ciríaco do Urucurituba/Santarém-PA. 2020. Tese (Doutorado em Ciências), Universidade Federal do Oeste do Pará, Pará, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/356. Acesso em: 30 mai. 2024.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

13-01-2025

Como Citar

de Sousa dos Santos, K., & Nara Serra Bezerra, A. (2025). A Roda de Conversa na Construção do Retrato da Escola de São Ciríaco, na Várzea de Santarém-PA. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14488

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal