Arquivos e documentos escritos nas cidades de Granja e Camocim, Ceará
catalogação, desafios e possibilidades para o conhecimento histórico
Mots-clés :
Arquivos; Catalogação; Desafios; Possibilidades.Résumé
O artigo é resultado da pesquisa realizada para os projetos de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (01/08/2018 a 31/07/2019) e ICT/FUNCAP (01/08/2019 a 31/08/2020) “Arquivos, memória e história: catalogação, armazenamento e usos de documentação escrita na produção do conhecimento histórico, na Educação a Distância.” Os projetos tiveram o propósito de catalogar documentos escritos variados que formam diversos arquivos em cidades cearenses, voltando para os centros onde funcionam os cursos de História pela Educação a Distância. O objetivo principal foi encontrar os arquivos, identificando a situação dos materiais encontrados, a guarda, natureza dos documentos e acesso, a fim de formar um arquivo digital na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e por meio da disponibilização desses materiais os acadêmicos que tenham interesse na documentação possam utilizar para suas pesquisas. Discorrer sobre o processo de catalogação e a relevância de preservar essas documentações para a construção do saber histórico é que se destina o texto.
Références
Chaves, E. O. “Educação Patrimonial e Ensino de História: Potenciais do Uso de Documentação Arquivística.” História e Ensino, Londrina, v. 19, n. 2, p. 59-85, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/16116/14144. Acesso em: 07 jul. 2019.
Fernandes, José Ricardo Oriá. O Direito à Memória: Análise dos Princípios Constitucionais da Política de Patrimônio Cultural no Brasil (1988-2010). Fundação Casa de Rui Barbosa. s/d. Disponível em: http://culturadigital.br/politicaculturalcasaderuibarbosa/files/2011/11/Jos%C3%A9-Ricardo-Ori%C3%A1-Fernandes.pdf. Acesso em: 07 jul.2019.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. “Educação Patrimonial e cidadania: uma proposta
alternativa para o ensino de historia.” In: Revista Brasileira de História, São Paulo. v.13, n°. 25/26, p.265-276. Set. 92/ago. 93.
FARGE, Arlette. O sabor do Arquivo. Trad. Fátima Murad. São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2009.
LE GOFF, J. “Documento/monumento.” In: História e memória. Campinas:
Editora da Unicamp, 1990, p. 462-473. Disponível em: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/ppgh/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf.
Acesso em: 07 jul.2019.
NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. “O campo do patrimônio cultural e a história:
itinerários conceituais e práticas de preservação.” Revista Antíteses, v.7, n.14, 2014.
Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/19969/15603.
Acesso em: 26 ago. 2019.
PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Beatriz Oliveira Fontenele, Elisgardênia de Oliveira Chaves 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .