Metodologia ativa
uso do Youtube para Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
Mots-clés :
Educação à Distância. Processo de Ensino-Aprendizagem. Matemática. Ensino de Graduação.Résumé
Atualmente os alunos de graduação convivem satisfatoriamente com a inclusão de ferramentas tecnológicas na rotina escolar. Os chamados nativos digitais (geração Z) demandam por adquirir conhecimento por outras vias, além das tradicionais como lousa e livros didáticos (BURGESS; GREEN, 2009; EZENWABASILI, 2016). Este trabalho teve como foco a utilização do YouTube para divulgação de material de apoio didático referente a conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. As vídeo aulas, gravadas e editadas por dois alunos de graduação em Engenharia, referem-se a conteúdos teóricos e resolução de exercícios de diferentes níveis de complexidade. Produzimos um material relevante acerca de Cálculo no canal "Cálculo Já" (Youtube), que pode ser um grande auxílio para professores e/ou estudantes. Concluímos que a utilização de vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica deve vir acompanhada de um planejamento do professor especificando claramente os objetivos que se deseja atingir.
Références
ADOBE AFTER EFFECTS. Disponível em: https://www.adobe.com/br/products/aftereffects.html. Acesso em: 27 ago. 2021.
ADOBE PREMIERE PRO. Disponível em: https://www.adobe.com/br/products/premiere.html. Acesso em: 27 ago. 2021.
ALMEIDA, Italo Dartagnan; SILVA, Jeissy Conceição Bezerra; SILVA JUNIOR, Sandoval Artur; Borges, Luzineide Miranda. Tecnologias e educação: o uso do youtube na sala de aula. Anais II CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16974>. Acesso em: 13 Ago. 2021.
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua YouTube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. Tradução de Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. 32p.
CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; TEDESCO, Daniel Guimarães. Aprendizagem Baseada em Projetos: relato de experiência na disciplina de Geometria Analítica. Revista docência no Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1-20, 2019.
DE LIMA VELHO JUNGES, Debora de, GATTI, Amanda. Estado da arte sobre o Youtube na educação. Revista Informação Em Cultura, 1(2), p. 113-131, 2019.
EZENWABASILI, Mariana. Como as diferentes gerações aprendem. Revista Educação. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/12/01/como-diferentes-geracoes-aprendem/. Acesso em: 02 set. 2021.
FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A, 6ª edição. Ed. PEARSON. 2006.
GRAVINA, Maria Alice; BASSO, Marcos Vinícius de Azevedo. Mídias Digitais na Educação Matemática. In: GRAVINA, Maria Alice; BÚRIGO, Elisabete Zardo; BASSO, Marcos Vinı́cius de Azevedo; GARCIA, Vera Clotilde Vanzetto (Orgs). Matemática, Mı́dias Digitais e Didática: tripé para a formação dos professores de matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
KAMERS, Nelito José O Youtube como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
KHAN ACADEMY. Página Inicial. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/. Acesso em: 27 de ago. 2021.
OLIVEIRA, Jackes Alves. Educação histórica e aprendizagem da “história difícil” em vídeos de Youtube. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
OLIVEIRA, Sebastião Luis de; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, p.764-785, 2020.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de novas tecnologias. In: MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MUNEM, Mustafa; FOULIS, David James, Cálculo, vol. 1, Ed. LTC, 1982.
RESENDE, Ana Rubélia Mendes de Lima. Uso Educacional de Ferramentas de Autoria na Web. Lavras: UFLA, 2015.
SILVA, Marco Polo Oliveira da. Youtube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgue. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.YOUTUBE. Escola de Criadores de Conteúdo. Disponível em: https://creatoracademy.youtube.com/page/home. Acesso em: 02 set. 2021.
STEWART, James; Cálculo, Vol. 2, 7ª edição. Ed. Pioneira Thomson Learning, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pryscilla Pires, Thalles Heringer Avelar, Thiago Nogueira dos Santos 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.