Sid Meier's Civilization VI: Uma análise dos conflitos armados simulados sob a ótica das teorias das relações internacionais

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João Miguel Zantut de Matos
Fabielle Rocha Cruz

Abstract

Trata o presente artigo de verificar o uso de jogos digitais de estratégia, mais especificamente Civilization VI, como ferramentas facilitadoras para o aprendizado e aprofundamento prático de teorias e ideias das relações internacionais. Considera-se o crescente interesse da sociedade em notícias sobre os conflitos armados pelo mundo que acabou aproximando-os das teorias dos doutrinadores clássicos dos estudos da guerra. Entretanto, essa proximidade acabou levando também a equívocos no compreendimento das teorias tanto por acadêmicos quanto pelos interessados no tema. Contrapõe-se a isso a necessidade de se promover uma forma simples e eficiente de aprendizado que permita aos estudantes descobrir e explorar por interesse próprio os desdobramentos da doutrina numa simulação para que possa compreender melhor a realidade em que vive.

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How to Cite
Zantut de Matos, J. M., & Rocha Cruz, F. (2025). Sid Meier’s Civilization VI:: Uma análise dos conflitos armados simulados sob a ótica das teorias das relações internacionais. Conexão ComCiência, 5(3). https://doi.org/10.52521/revccc.v5i3.10792
Section
Artigos
Author Biographies

João Miguel Zantut de Matos, Universidade Federal de Rondônia

Graduando de Relações internacionais pela Uninter e Direito pela Universidade Fedeal de Rondônia

Fabielle Rocha Cruz, Centro Universitário Internacional UNINTER

Graduada em Letras Português e Inglês pela PUC-PR, onde foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da instituição e pesquisou o uso de video-games na aquisição de segunda língua. Em 2018, concluiu a pós-graduação em Educação Bilíngue, onde pesquisou sobre Letramento Digital e video-games em contextos interdisciplinares. No período de 2018 a 2019, foi bolsista do Departamento de Estado dos Estados Unidos e atuou como professora assistente de língua portuguesa na University of Notre Dame. É mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná e professora efetiva do Centro Universitário Internacional UNINTER.

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