Estratégias de Comunicabilidade em Publicidades Radiofónicas

vetores para a monetização das rádios comunitárias da província de Nampula-Moçambique

Autores

  • Jose Fernando Saide Jambe Saide Jambe Universidade Rovuma

Palavras-chave:

Palavras-chave: Estratégias de comunicabilidade; publicidade; monetização; Rádios Comunitárias

Resumo

As Rádios Comunitárias em Moçambique surgiram há aproximadamente duas décadas e foram criadas sem fins lucrativos. O principal objectivo destas Rádios é o de veicular informações sobre as vivências dos membros da comunidade, destacando-se as campanhas agrícolas, as campanhas da saúde pública, a cultura, a política, a educação e a governação local. Porém, há desafios enormes na sustentabilidade dos projectos de cada Rádio Comunitária, por isso encontram a criação de spots publicitários sobre as actividades económicas locais como forma de angariação de fundos para a sustentação das suas actividades. Daí que surgiu a seguinte questão de partida: Até que ponto é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas em publicidades radiofónicas ajuda na monetização das Rádios Comunitárias da Província de Nampula-Moçambique? Em termos metodológicos, fez-se um estudo empírico no distrito de Murrupula, abarcando `a população constituída por funcionários da Rádio Comunitária local com o objectivo principal de compreender como é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas na elaboração de spots publicitários radiofónicos ajuda na monetização da Rádio Comunitária de Murrupula, na Província de Nampula-Moçambique.

Referências

Bussotti, L. (2014). Plano estratégico para as rádios comunitárias de Guiné-Bissau: Programa de reforço de capacidade dos Média – Rádios Comunitárias. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/ea/v30n86/0103-4014-ea-30-86-00051.pdf
Fischer, S. (2020). Tendências que colocam a mídia no caminho de monetização. Recuperado de https://www.aner.org.br/anj-aner-informativo/tendencias-que-colocam-a-midia-no-caminho-da-monetizacao.html
Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 4 ed. São Paulo: Atlas.
Jane, T.J. (1998). A Experiência de Moçambique no Uso dos Meios de Comunicação para a Educação das Comunidades Rurais. Maputo: ICS.
Meditsch, E. (2005). Teorias do Rádio I - Textos e Contextos. Florianópolis: Insular.
Mkaima, R. F. da C. (2011). As Rádios Comunitárias em Moçambique: contributo para a análise. Lisboa. Dissertação para o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Recuperado de https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/4330

Moleiro, C. (2020). Estratégias de Comunicação; 2020. Recuperado de https://catarinamoleirocpc1113.wordpress.com/mod-5-estrategias-da-comunicacao/
Semprini, A. (2006). A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras editorial.
Silva, J. L. O. A. (1999). Rádio: oralidade mediatizada. O Spot e os Elementos da Linguagem Radiofónica. São Paulo: Annablume.

Downloads

Publicado

02-04-2021

Como Citar

Jambe, J. F. S. J. S. (2021). Estratégias de Comunicabilidade em Publicidades Radiofónicas: vetores para a monetização das rádios comunitárias da província de Nampula-Moçambique. Conexão ComCiência, 1(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4835