Adoecimento docente na perspectiva de professores de Itarema-CE

Autores

  • Sandro Abner Severiano dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Thaís de Sousa Florêncio Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Adoecimento psíquico, Afastamento, Professor, Saúde, Trabalho

Resumo

O artigo pretende analisar fatores que indiquem adoecimento entre os professores e averiguar se, na realidade da rede municipal de ensino de Itarema-CE, o adoecimento psíquico está presente nos discursos das professoras entrevistadas como causa de afastamento docente. Trata-se de uma pesquisa de campo com metodologia qualitativa exploratória no qual utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de informações. A análise de conteúdo foi a técnica escolhida para a análise de dados. Constatou-se que as professoras entrevistadas percebem o adoecimento psíquico no cotidiano laboral. Além disso, percebeu-se que, ao se afastarem para tratarem de sua saúde, os docentes, ao retornarem às suas atividades, reencontram ambientes adoecedores pouco ou nada modificados. Concluímos que há uma necessidade de reorganização das estratégias políticas da Secretaria Municipal de Educação e das estratégias pessoais e coletivas utilizadas para o restabelecimento da saúde do trabalhador docente.

Biografia do Autor

Sandro Abner Severiano dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Ceará - UFC campus Sobral. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9874445026498897. E-mail: sandro.abner@gmail.com

Thaís de Sousa Florêncio, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – CE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8034212268054760. E-mail: thaises.f@hotmail.com

Referências

AMARAL, G. A.; MENDES, A. M. B. Readaptação Profissional de Professores como uma promessa que não se cumpre. Educação em Revista, Marília - SP, v.18, n.2, p. 105-120, 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7417. Acesso em: 27 de jan. 2021.

ARAÚJO, T. M.; PINHO, S. P.; MASSON, M. L. V. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, 2019. Suplemento 1. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00087318. Acesso em 24 de nov. 2020.

ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio-ago, 2009. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000200003. Acesso em: 09 de out. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 de jan. de 2021.

CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa - PB, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10000. Acesso em: 13 de jan. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MACIEL, R. G.; NOGUEIRA, C. V.; MACIEL, E. C.; AQUINO, R. Afastamentos por transtornos mentais entre professores da rede pública do Estado do Ceará. O público e o privado, Fortaleza, v. 10, n. 19 jan.-jun, 2012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2637. Acesso em: 24 de nov. 2020.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo da aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande - PB, v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113/1403. Acesso em: 19 de jan. 2021.

TEIXEIRA, Larissa. 66% dos professores já precisaram se afastar por problemas de saúde. Nova Escola, São Paulo, ago. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12302/pesquisa-indica-que-66-dos-professores-ja-precisaram-se-afastar-devido-a-problemas-de-saude. Acesso em: 12 de out. 2020.

TOSTES, M. V.; ALBUQUERQUE, G. S. C.; SILVA, M. J.S.; PETTERLE, R. R. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, Jan-Mar, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607. Acesso em: 08 de out. 2020.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

Severiano dos Santos, S. A., & de Sousa Florêncio, T. (2024). Adoecimento docente na perspectiva de professores de Itarema-CE. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12037

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior