LITERATURA DE CORDEL

DA RIMA POPULAR AO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Francisco Wilson Soares Cruz SEDUC-PI

Palavras-chave:

Keywords: Cordel Literature, Geography Teaching, Pedagogical Practices.

Resumo

RESUMO

O ensino de geografia notabilizou-se por apresentar um caráter meramente descritivo e tradicional. Preocupada apenas em apresentar conceitos, geralmente através de aulas expositivas de regiões distantes do universo dos estudantes. Por muitos anos, a geografia foi percebida como uma disciplina pouco dinâmica, transformando-se num componente curricular desinteressante para os alunos. E assim, marcando o ensino nesta premissa por várias gerações no ambiente escolar. Hoje, sabemos que o conhecimento geográfico é extremamente dinâmico, interdisciplinar e principalmente conectado com diversas possibilidades para difusão do mesmo. Neste sentido, o presente artigo partiu da problemática: De que maneira podemos tornar e ensino de Geografia mais agradável a partir da utilização da literatura de cordel, promovendo uma maior interação entre estudante, conteúdo e a cultura popular? tendo como objetivo demonstrar que a cultura popular (Literatura de Cordel) pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem de geografia, abrindo diversas possibilidades de usos da mesma na prática pedagógica. A metodologia aplicada partiu da análise de referência bibliográfica de cunho qualitativo, leitura e produção de cordéis, recitação de cordéis e produção de vídeo. Diante da pesquisa realizada, a literatura de cordel apresenta-se como um importante recurso a ser explorado nas aulas de geografia uma vez que esta, têm caráter interdisciplinar sendo possível fazer uma releitura pelos professores e alunos dos conteúdos trabalhados ou das realidades locais.

Palavras-chave: Literatura de Cordel, Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas. 

Referências

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasilia: MEC, SEF, 1998. 156p.

CAVALCANTI, Lana de Sousa. O ensino de geografia na escola (Lana de Sousa Cavalcanti) Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

CAVALCANTI, Lana de Sousa. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2006.

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. In:

CASTROVANNI, Antonio Carlos, etall. Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões. 4ªed. Porto Alegre: UFRGS, 2003

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 10ª ed, São Paulo: Cortez Editora, 2005.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (org.) Para onde vai o ensino da geografia. (Coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto, 1998.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço, técnicas e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

MARTINEZ BONAFE, J., (2002). Políticas del libro de texto escolar. Madrid: Morata. RIO DE JANEIRO, Lei n° ......., 2011.

Downloads

Publicado

27-09-2022

Como Citar

Soares Cruz, F. W. (2022). LITERATURA DE CORDEL: DA RIMA POPULAR AO ENSINO DA GEOGRAFIA. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8105