LITERATURA DE CORDEL DA RIMA POPULAR AO ENSINO DA GEOGRAFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
O ensino de geografia notabilizou-se por apresentar um caráter meramente descritivo e tradicional. Preocupada apenas em apresentar conceitos, geralmente através de aulas expositivas de regiões distantes do universo dos estudantes. Por muitos anos, a geografia foi percebida como uma disciplina pouco dinâmica, transformando-se num componente curricular desinteressante para os alunos. E assim, marcando o ensino nesta premissa por várias gerações no ambiente escolar. Hoje, sabemos que o conhecimento geográfico é extremamente dinâmico, interdisciplinar e principalmente conectado com diversas possibilidades para difusão do mesmo. Neste sentido, o presente artigo partiu da problemática: De que maneira podemos tornar e ensino de Geografia mais agradável a partir da utilização da literatura de cordel, promovendo uma maior interação entre estudante, conteúdo e a cultura popular? tendo como objetivo demonstrar que a cultura popular (Literatura de Cordel) pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem de geografia, abrindo diversas possibilidades de usos da mesma na prática pedagógica. A metodologia aplicada partiu da análise de referência bibliográfica de cunho qualitativo, leitura e produção de cordéis, recitação de cordéis e produção de vídeo. Diante da pesquisa realizada, a literatura de cordel apresenta-se como um importante recurso a ser explorado nas aulas de geografia uma vez que esta, têm caráter interdisciplinar sendo possível fazer uma releitura pelos professores e alunos dos conteúdos trabalhados ou das realidades locais.
Palavras-chave: Literatura de Cordel, Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasilia: MEC, SEF, 1998. 156p.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. O ensino de geografia na escola (Lana de Sousa Cavalcanti) Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2006.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. In:
CASTROVANNI, Antonio Carlos, etall. Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões. 4ªed. Porto Alegre: UFRGS, 2003
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 10ª ed, São Paulo: Cortez Editora, 2005.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (org.) Para onde vai o ensino da geografia. (Coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto, 1998.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço, técnicas e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
MARTINEZ BONAFE, J., (2002). Políticas del libro de texto escolar. Madrid: Morata. RIO DE JANEIRO, Lei n° ......., 2011.
