ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA

concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará

Autores

  • Waldemar Borges de Oliveira Júnior Universidade Federal do Pará
  • Werlen Silva

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, apresentar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para tal premissa, recorreu-se, a abordagem de pesquisa qualitativa e aos fundamentos investigação descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos da pesquisa, foram onze formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, Polo Oeiras do Pará, do regime intensivo. A despeito das interpretações dos dados, foi utilizado algumas dimensões dos princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Como resultado, os sujeitos relatam dificuldades enfrentados durante seu processo formativo, assim como ainda se sentem inseguros nas práticas pedagógicas necessárias em sala de aula.  Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. Consideramos que o estágio é um grande aliado para os formandos de Ciências, haja vista, que esta disciplina está vinculada ao desenvolvimento de cidadãos críticos nos contextos sociais.

 

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores

Biografia do Autor

Werlen Silva

Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará

Referências

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Publicado

21-09-2022

Como Citar

Oliveira Júnior, W. B. de, & Silva , W. (2022). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212

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