GEOGRAFIA ELEITORAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA PARTIDÁRIA E ELEITORES

Autores

  • Daniel Cirilo Augusto
  • Márcia da Silva

Palavras-chave:

Geografia eleitoral, eleitores, Guarapuava, partidos políticos

Resumo

A Geografia eleitoral se reserva a explicar fenômenos políticos e eleitorais, espacializando-os. A preocupação deste trabalho é a de caracterizar o comportamento eleitoral através do estudo sobre a relação entre eleitorado e política partidária. A metodologia utilizada é baseada no levantamento de materiais bibliográficos sobre o tema, bem como a aplicação de questionários com eleitores. Acerca dos resultados, pode-se concluir que estes, evidenciaram que a relação entre o eleitorado e a politica partidária, acontece de maneira personalista, ou seja, entre os eleitores e os próprios candidatos ou grupos de poder aos quais estes candidatos estão inseridos. Neste contexto, os partidos políticos confirmam-se para os eleitores como instituições às margens do processo de decisão do voto, o que mostra um enfraquecido enraizamento dos partidos políticos na própria sociedade. Através do debate acerca da temática, foi possível então compreender a política partidária e sua dinâmica relacional com os eleitores, e ainda analisar a temática como relevante para a abordagem sobre o poder e o território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARREIRÃO, Y. S. Identificação ideológica, partidos e voto na eleição presidencial de 2006. Revista Opinião Pública, Campinas, SP, v.13, n.4, p. 102-128, dez. 2007.

_________. A Decisão do Voto nas Eleições Presidenciais Brasileiras. Florianópolis 1ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. 287 p.

JACOB, C. R. A eleição presidencial de 1994 no Brasil: uma contribuição à Geografia eleitoral. Revista Comunicação e política, Rio de Janeiro, RJ, v.4, n.3, p.17-86.

RADMANN, E. R. H. O eleitor brasileiro: uma análise do comportamento eleitoral. 2001. 286 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2001.

SILVEIRA, F. E. A Decisão do Voto no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. 430 p.

LAGO, I. C. O Significado do voto em eleições municipais: Análise dos processos de decisão de voto em eleições para prefeito em Itajaí/SC. 2005. 184 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2005.

POLÍTICA guarapuavana. Rede sul de notícias online, Guarapuava, 15 dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 de maio de 2013.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Resultados das eleições 2010. Brasília: 2014.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

AUGUSTO, D. C. .; DA SILVA, M. . GEOGRAFIA ELEITORAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA PARTIDÁRIA E ELEITORES. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 177–193, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6990. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos