O VOTO E AS ESCALAS DE PLEITOS ELEITORAIS: EXEMPLOS DE CIDADES PORTUGUESAS
Palavras-chave:
Geografia eleitoral, decisão do voto, escalas de pleitos eleitoraisResumo
Pela ótica da Geografia eleitoral, este trabalho, tem como objetivo, apresentar algumas considerações a respeito da decisão do voto em diferentes escalas de pleitos eleitorais. Utiliza-se como elemento norteador a democracia e o voto em Portugal. Para a análise, buscou-se como meio de obter os resultados, os questionários aplicados aos eleitores portugueses. Três foram as cidades escolhidas para a recolha das amostras, são elas: Braga, Évora e Lisboa. Vale ressaltar, que as análises dos dados obtidos através da aplicação dos questionários, resultou em importantes resultados para o entendimento da decisão do voto em diferentes escalas de pleitos eleitorais; destaca-se a diferenciação dos níveis de identificação pessoal e identificação partidária no eleitorado, ao qual modificou-se de acordo com a escala do pleito eleitoral.
Downloads
Métricas
Referências
CARREIRÃO, Yan de Souza. Identificação ideológica, partidos e voto na eleição presidencial de 2006. Revista Opinião Pública, Campinas, v.13, p.21, 2007.
__________. A Decisão do Voto nas Eleições Presidenciais Brasileiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002.
CASTRO, Iná Elias de. Espaços da democracia: Rio de Janeiro, 2013.
__________. Geografia e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Coleção Primeiros Passos).
CODATTO, Adriano Nervo; SANTOS, José dos Santos. Partidos e Eleições no Paraná: uma abordagem histórica. Curitiba: Edição do TRE-PR, 2006.
FIGUEIREDO, Marcus. A decisão do Voto: Democracia e Racionalidade. São Paulo: Editora Sumaré, ANPOCS, 1991.
LISI, Marco. Os partidos políticos em Portugal. Coimbra: Almedina, 2011.
MAGALHÃES, Pedro. A qualidade da democracia em Portugal: A perspectiva dos cidadãos. Lisboa: Fundação Luso-americana, 2009.
MARTINEZ, Geraldo Rodríguez. El uso de internet como herramienta de comunicación em campaña electorales municipales. Revista Más Poder Local, Murcia, N. 23, p.09, 2014.