A saúde mental em livros didáticos de Inglês:

uma leitura discursiva

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9206

Parole chiave:

Saúde Mental, Discurso, Livro Didático, Inglês

Abstract

O artigo analisa discursos sobre a saúde mental presentes em livros didáticos de Inglês do Novo Ensino Médio, com vistas a identificar o funcionamento de estratégias biopolíticas que visam a alertar o jovem estudante acerca da importância da atenção à saúde mental na conjuntura atual do neoliberalismo. O arsenal teórico que norteia a investigação repousa nas investigações de Foucault (2007; 2010), de Safatle, Silva Junior e Dunker (2021) e de Dardot e Laval (2016). Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus foi composto por enunciados extraídos de dois livros didáticos de Inglês aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em 2021. As análises denotam que o aluno, no ensino de inglês, é levado a refletir sobre as causas do sofrimento psíquico a partir de relações de poder pautadas na consecução do bem-estar mental no âmbito estritamente individual.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Emanuele Vitória de Oliveira Leite , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA

Doutor em Linguística, Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Riferimenti bibliografici

ASSIS, Sheila Soares de; SCHALL, Virgínia Torres; PIMENTA, Denise Nacif. Representações visuais da dengue em livros didáticos e outros materiais impressos, RECIIS. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARDOSO, Sheila; OLIVEIRA, Luthiane Miszak Valença; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventude e neoliberalismo: interfaces para pensar o currículo do ensino médio, Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 3, p. 57-73, set./dez. 2021.

CARVALHO, Priscila. Sinais de depressão e ansiedade dobram em jovens na pandemia, Veja, 2022.

CNN BRASIL. Surto de ansiedade coletiva reacende alerta sobre saúde mental de estudantes, 2022.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal Edições, 2007.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

HAN, Byung Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, Denise de Andrade S. Joy! São Paulo: FTD, 2020.

MARTINS, Liziane. Abordagens da saúde em livros didáticos de Biologia: análise crítica e proposta de mudança. 165 f. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2017.

MONTEIRO, Paulo Henrique N.; BIZZO, Nelio. Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros, Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 44, n. 151, p. 132-154, jan./mar. 2014.

NBUNDÉ, Davi Saba. DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para o ensino Médio aprovados pelo PNLD. 2015. 61 f. 2017. TCC (Graduação em Ciências Sociais). Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2017.

RAMOS, Marise N. Ensino médio contemporâneo: coerção revestida de consenso no “Estado de Exceção”, Nova Padeia, Brasília, v. 1, n.1, p. 2-11, jan./jun. 2019.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelson; DUNKER, Christian. (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SANTANA, KUPSKE, Felipe Flores. De língua estrangeira à língua franca e os paradoxos in-between: tensionando o ensino de língua à luz da BNCC, Revista X, Curitiba, v. 15, n. 20, 146-171, 2020.

WEIGEL, Adriana; RESCHKE, Tatiana. English and more. São Paulo: Richmond, 2020.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-10-18

Come citare

LEITE , E. V. de O. .; SILVA, F. V. da . A saúde mental em livros didáticos de Inglês: : uma leitura discursiva. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9206. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9206. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos