O trabalho em livros didáticos da EJA:
uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16747Palavras-chave:
Discurso; Trabalho; Livro Didático; EJA; Leitura.Resumo
Este estudo analisa a produção de discursos sobre o trabalho em dois livros didáticos de Prática de Leitura e Escrita da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O interesse principal é investigar como esses discursos tratam dos dilemas, das tensões e dos desafios do mundo do trabalho contemporâneo no contexto dessa modalidade da educação básica. O corpus constitui-se de enunciados extraídos de dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) EJA 2026-2029. A metodologia segue um viés descritivo-interpretativo de base qualitativa. A partir das análises, foi possível constatar que os livros didáticos adotam posicionamentos críticos acerca do trabalho contemporâneo, especialmente no que se refere à precarização de atividades laborais realizadas a partir de plataformas digitais.
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