O trabalho em livros didáticos da EJA:

uma análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16747

Palavras-chave:

Discurso; Trabalho; Livro Didático; EJA; Leitura.

Resumo

Este estudo analisa a produção de discursos sobre o trabalho em dois livros didáticos de Prática de Leitura e Escrita da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O interesse principal é investigar como esses discursos tratam dos dilemas, das tensões e dos desafios do mundo do trabalho contemporâneo no contexto dessa modalidade da educação básica. O corpus constitui-se de enunciados extraídos de dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) EJA 2026-2029. A metodologia segue um viés descritivo-interpretativo de base qualitativa. A partir das análises, foi possível constatar que os livros didáticos adotam posicionamentos críticos acerca do trabalho contemporâneo, especialmente no que se refere à precarização de atividades laborais realizadas a partir de plataformas digitais.

Biografia do Autor

Élida Karla Alves de Brito , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutoranda em Ensino pela mesma instituição. Docente de Filosofia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

BRITO , Élida K. A. de; SILVA, F. V. da. O trabalho em livros didáticos da EJA:: uma análise discursiva. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16747. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16747. Acesso em: 11 dez. 2025.

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