O “Novo Ensino Médio” nas atas do ENPEC (2023)
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16764Parole chiave:
Ensino de Biologia; Novo Ensino Médio; Formação crítica; Estado da arte.Abstract
O presente artigo tem o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica presente nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e que discutem o Novo Ensino Médio, contribuindo com o debate contra hegemônico, como forma de intervenção na sociedade, reconhecendo a educação como movimento em prol do bem-estar e qualidade de vida a todos. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, pauta-se em um estudo de estado da arte, selecionando as pesquisas que discutem o “Novo Ensino Médio” e estão presentes nas atas do ENPEC no ano de 2023. De um total de 1.049 pesquisas, sete compreendem o corpus analítico desta investigação. A análise dos dados revelou uma preocupação frente a implementação do Novo Ensino Médio, bem como a redução da carga horária para o Ensino de Biologia, sendo necessária novas pesquisas, visando compreender os pressupostos e nuances envolvidos nesta política pública.
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