O “Novo Ensino Médio” nas atas do ENPEC (2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16764

Palavras-chave:

Ensino de Biologia; Novo Ensino Médio; Formação crítica; Estado da arte.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica presente nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e que discutem o Novo Ensino Médio, contribuindo com o debate contra hegemônico, como forma de intervenção na sociedade, reconhecendo a educação como movimento em prol do bem-estar e qualidade de vida a todos. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, pauta-se em um estudo de estado da arte, selecionando as pesquisas que discutem o “Novo Ensino Médio” e estão presentes nas atas do ENPEC no ano de 2023. De um total de 1.049 pesquisas, sete compreendem o corpus analítico desta investigação. A análise dos dados revelou uma preocupação frente a implementação do Novo Ensino Médio, bem como a redução da carga horária para o Ensino de Biologia, sendo necessária novas pesquisas, visando compreender os pressupostos e nuances envolvidos nesta política pública.

Biografia do Autor

Maria das Neves de Lima Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba.

Dieison Prestes da Silveira , Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR). Líder do Grupo de Estudos e Debates em Educação Ambiental Crítica (GEDEAC/UFPB).

Marsílvio Gonçalves Pereira , Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (USP). Professor da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia, Educação Científica e Ambiental (GEPEBio/UFPB).

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

ARAÚJO, M. das N. de L.; SILVEIRA , D. P. da; PEREIRA , M. G. O “Novo Ensino Médio” nas atas do ENPEC (2023). Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–20, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16764. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16764. Acesso em: 15 dez. 2025.

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Artigos