Integração de saberes e experiências por meio de pesquisas em História Oral

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16756

Parole chiave:

Educação do campo; Escolas multisseriadas; Formação docente; Juventudes rurais; Pesquisa em rede.

Abstract

Este artigo analisa as contribuições da metodologia de história oral em três estudos de doutorado – desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa CNPq Culturas, Parcerias e Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo – que incluem diferentes sujeitos que constituem a Educação do Campo. Fundamentado pela abordagem da pesquisa qualitativa em educação, este estudo se desenvolveu por meio da pesquisa colaborativa em rede e aprofundou reflexões norteadas pela metodologia história oral. Conclui-se que a pesquisa em rede favoreceu a constituição de um grupo pautado na autonomia, no respeito mútuo e na construção conjunta de saberes e experiências, promovendo uma cultura de análise crítica do uso da história oral como metodologia de pesquisa no campo da educação.

Biografie autore

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo da Ufes. 

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo da Ufes. 

Rainei Rodrigues Jadejiski , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador no Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo da Ufes. 

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Pubblicato

2025-12-08

Come citare

OLIVEIRA, J. C. de; BALDOTTO, O. L. G.; JADEJISKI , R. R. Integração de saberes e experiências por meio de pesquisas em História Oral. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–22, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16756. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16756. Acesso em: 15 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos