Integração de saberes e experiências por meio de pesquisas em História Oral
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16756Parole chiave:
Educação do campo; Escolas multisseriadas; Formação docente; Juventudes rurais; Pesquisa em rede.Abstract
Este artigo analisa as contribuições da metodologia de história oral em três estudos de doutorado – desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa CNPq Culturas, Parcerias e Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo – que incluem diferentes sujeitos que constituem a Educação do Campo. Fundamentado pela abordagem da pesquisa qualitativa em educação, este estudo se desenvolveu por meio da pesquisa colaborativa em rede e aprofundou reflexões norteadas pela metodologia história oral. Conclui-se que a pesquisa em rede favoreceu a constituição de um grupo pautado na autonomia, no respeito mútuo e na construção conjunta de saberes e experiências, promovendo uma cultura de análise crítica do uso da história oral como metodologia de pesquisa no campo da educação.
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