A Educação Infantil e suas cores

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16736

Parole chiave:

Racismo; Embranquecimento; Histórias Infantis.

Abstract

Este trabalho tem como finalidade discutir os dados referentes a cor/raça das crianças matriculadas na Educação Infantil, fazendo uso de análise do Censo Escolar, o que aponta a invisibilidade das crianças pretas, a busca pelo embranquecimento e o espantoso não reconhecimento da cor/raça de bebês e crianças no ato da matrícula na escola. Foi possível, ainda, analisar algumas histórias infantis que trazem em seu âmago conceitos e situações racistas, histórias estas comumente encontradas em nossas escolas. Diante de tal perspectiva concluímos sobre a necessidade de valorizar e reconhecer a cor/raça de nossos bebês e crianças, bem como olharmos para as histórias infantis com visão crítica, identificando aquelas que geram ou reforçam atitudes racistas e preconceituosas.

Biografia autore

Valmir Rogério Torres , Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Matemática e Pedagogia, especialista em Gestão Educacional, Gestão de Currículos, Gestão Empreendedora, Mídias na Educação, Neurolinguística, LIBRAS, mestrado em Educação em Ciências e Matemática e Doutorando em Educação.

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Pubblicato

2025-12-03

Come citare

TORRES , V. R. A Educação Infantil e suas cores. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–22, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16736. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16736. Acesso em: 5 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos