O fenômeno educativo e os caminhos da educação na Pedagogia Histórico Crítica

crítica à modalidade EAD

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11538

Parole chiave:

realidade efetiva, fenômeno educativo, materialismo histórico e dialético, pedagogia histórico crítica, educação a distância

Abstract

Este artigo propõe refletir sobre o fenômeno educativo na sociedade moderna a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica (SAVIANI, 2009). O caminho de análise parte da dialética marxista e seu caminho através da filosofia hegeliana. Em Hegel exploraremos o conceito de realidade efetiva tal qual foi exposto em seu livro A Razão na História – Introdução à Filosofia da História Universal (HEGEL, 1988). Em Marx as leituras propostas foram As Teses Contra Feuerbach (MARX, 2007); o capítulo 1 (A Mercadoria) do livro O Capital (MARX, 1985) e O Método da Economia Política - Contribuição à crítica para a economia política (MARX, 2008) para compreender a lógica capitalista que funda a sociedade moderna. Quanto a pedagogia histórico crítica exploraremos sua concepção ontológica de educação para compreender o fenômeno educativo na sociedade contemporânea (SAVIANI, 1997, 2009, 2013, 2015). A partir dos fundamentos teóricos que vamos expor procuramos criticar a Modalidade de Educação a Distância como a mais nova forma mercadológica de educação.

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Biografia autore

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutora   em   Educação   Escolar   pela   Universidade   Estadual   Paulista (Unesp/Araraquara).   Docente   do   Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, Líder do grupo            de            pesquisa            Pedagogia            histórico-crítica            e            educação            escolar:            http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/56796710986473

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Pubblicato

2023-11-17

Come citare

PINHEIRO NATALE, B.; GALVÃO, A. C. O fenômeno educativo e os caminhos da educação na Pedagogia Histórico Crítica: crítica à modalidade EAD. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11538. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11538. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo