O fenômeno educativo e os caminhos da educação na Pedagogia Histórico Crítica
crítica à modalidade EAD
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11538Keywords:
realidade efetiva, fenômeno educativo, materialismo histórico e dialético, pedagogia histórico crítica, educação a distânciaAbstract
This article proposes to reflect on the educational phenomenon in modern society from the perspective of Critical Historical Pedagogy (SAVIANI, 2009). The path of analysis starts from marxist dialectics and its path through hegelian philosophy. In Hegel we will explore the concept of effective reality as exposed in his book “Reason in History – Introduction to the Philosophy of Universal History”. In Marx, the proposed readings were The Theses Against Feuerbach, chapter 1 (Commodity) of the book Capital (MARX, 1985) and The Method of Political Economy - Contribution to criticism for political economy (MARX, 2008) to understand the logic capitalist that founded modern society. Regarding critical historical pedagogy, we will explore its ontological conception of education to understand the educational phenomenon in contemporary society (SAVIANI, 1997, 2009, 2013, 2015). Based on the theoretical foundations that we will expose; we seek to criticize the Distance Education Modality as the newest marketing form of education.
Metrics
References
DUARTE, N. Vigotski e o “Aprender a Aprender”. Capítulo Dois – Neoliberalismo, pós-modernismo e construtivismo. Editora Autores Associados, Campinas – SP, pp. 71-114, 2006.
FAUSTO. R. Dialética Marxista, Dialética Hegeliana - O Capital e a Lógica de Hegel. Rio de Janeiro, Revista Discurso, 1993.
FEURBACH. L. A essência do cristianismo. Campinas, SP: Editora Papirus, 1997.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas-SP: Autores Associados: 2019.
GAMA, Carolina Nozella; ALBUQUERQUE, J. O.; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. A Pedagogia Histórico-Crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v.14, n.1, p.10-35, jan./abr.2022
HEGEL. G. W. F. A Razão na História – Introdução à Filosofia da História Universal. Edições 70, 1988.
LEONTIEV, A. N. As necessidades e os motivos da atividade. O texto da presente tradução trata-se de um dos capítulos de Leontiev inserido na obra Psicologia (Antologia) editada pela Academia de Ciências Pedagógicas da R.S.S.F.R., organizada por Smirnov, A. A.; Leontiev, A. N.; Rubinstein, S. L., e Tieplov, B. M., traduzido direto do russo para o espanhol por Florêncio Villa Landa, em 1961.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 Anos. Campinas: Autores Associados, 2011.
_______________________________ (Org). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.
MARX, Karl. A Ideologia Alemã. Primeira Parte: Teses contra Feuerbach. São Paulo, Boitempo Editorial, 2007.
___________. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
___________. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2004
__________. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 67, p. 36-49, 2021.
SAVIANI, Demerval. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 1, p. 185-209, 2013.
_________________. Escola e Democracia. 41ª edição. Campinas-SP: Autores Associados, 2009.
_________________. Filosofia da Educação: Crise da Modernidade e o Futuro da Filosofia da Práxis. In: Freitas, M.C. (org.). A Reinvenção do Futuro: Trabalho, Educação, Política na Globalização do Capitalismo. São Paulo, Cortez/UFF (Universidade de São Francisco), pp. 167-185, 1997.
_________________. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.
VASCONCELOS, Paulo Henrique. Contribiuções da filosofia hegeliana para pensar a influência vigotskiana na pedagogia histórico-crítica. In: Germinal: marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 230 – 238, mai. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 GPOSSHE notebooks
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.