O fenômeno educativo e os caminhos da educação na Pedagogia Histórico Crítica

crítica à modalidade EAD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11538

Keywords:

realidade efetiva, fenômeno educativo, materialismo histórico e dialético, pedagogia histórico crítica, educação a distância

Abstract

This article proposes to reflect on the educational phenomenon in modern society from the perspective of Critical Historical Pedagogy (SAVIANI, 2009). The path of analysis starts from marxist dialectics and its path through hegelian philosophy. In Hegel we will explore the concept of effective reality as exposed in his book “Reason in History – Introduction to the Philosophy of Universal History”. In Marx, the proposed readings were The Theses Against Feuerbach, chapter 1 (Commodity) of the book Capital (MARX, 1985) and The Method of Political Economy - Contribution to criticism for political economy (MARX, 2008) to understand the logic capitalist that founded modern society. Regarding critical historical pedagogy, we will explore its ontological conception of education to understand the educational phenomenon in contemporary society (SAVIANI, 1997, 2009, 2013, 2015). Based on the theoretical foundations that we will expose; we seek to criticize the Distance Education Modality as the newest marketing form of education.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutora   em   Educação   Escolar   pela   Universidade   Estadual   Paulista (Unesp/Araraquara).   Docente   do   Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, Líder do grupo            de            pesquisa            Pedagogia            histórico-crítica            e            educação            escolar:            http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/56796710986473

References

DUARTE, N. Vigotski e o “Aprender a Aprender”. Capítulo Dois – Neoliberalismo, pós-modernismo e construtivismo. Editora Autores Associados, Campinas – SP, pp. 71-114, 2006.

FAUSTO. R. Dialética Marxista, Dialética Hegeliana - O Capital e a Lógica de Hegel. Rio de Janeiro, Revista Discurso, 1993.

FEURBACH. L. A essência do cristianismo. Campinas, SP: Editora Papirus, 1997.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas-SP: Autores Associados: 2019.

GAMA, Carolina Nozella; ALBUQUERQUE, J. O.; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. A Pedagogia Histórico-Crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v.14, n.1, p.10-35, jan./abr.2022

HEGEL. G. W. F. A Razão na História – Introdução à Filosofia da História Universal. Edições 70, 1988.

LEONTIEV, A. N. As necessidades e os motivos da atividade. O texto da presente tradução trata-se de um dos capítulos de Leontiev inserido na obra Psicologia (Antologia) editada pela Academia de Ciências Pedagógicas da R.S.S.F.R., organizada por Smirnov, A. A.; Leontiev, A. N.; Rubinstein, S. L., e Tieplov, B. M., traduzido direto do russo para o espanhol por Florêncio Villa Landa, em 1961.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 Anos. Campinas: Autores Associados, 2011.

_______________________________ (Org). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl. A Ideologia Alemã. Primeira Parte: Teses contra Feuerbach. São Paulo, Boitempo Editorial, 2007.

___________. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

___________. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2004

__________. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 67, p. 36-49, 2021.

SAVIANI, Demerval. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 1, p. 185-209, 2013.

_________________. Escola e Democracia. 41ª edição. Campinas-SP: Autores Associados, 2009.

_________________. Filosofia da Educação: Crise da Modernidade e o Futuro da Filosofia da Práxis. In: Freitas, M.C. (org.). A Reinvenção do Futuro: Trabalho, Educação, Política na Globalização do Capitalismo. São Paulo, Cortez/UFF (Universidade de São Francisco), pp. 167-185, 1997.

_________________. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.

VASCONCELOS, Paulo Henrique. Contribiuções da filosofia hegeliana para pensar a influência vigotskiana na pedagogia histórico-crítica. In: Germinal: marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 230 – 238, mai. 2018.

Published

2023-11-17

How to Cite

PINHEIRO NATALE, B.; GALVÃO, A. C. O fenômeno educativo e os caminhos da educação na Pedagogia Histórico Crítica: crítica à modalidade EAD. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11538. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11538. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Fluxo Contínuo